Sou Doador » Blog » O papel da Enfermagem na vida do paciente – Por Patricia Fonseca

O papel da Enfermagem na vida do paciente – Por Patricia Fonseca

Nessa última sexta feira dia 10/03/2017 tive a enorme honra de ser convidada para dar a Aula Inaugural do Curso de Enfermagem da USP-SP. São estudantes que estão chegando cheios de amor para dar e garra para estudar e eu estava ali com o papel de mostrar para eles o significado e a beleza da profissão que eles escolheram. Eu não sou da área da saúde. Não sou enfermeira. Mas eu fui paciente. Uma, duas, várias vezes. E sei a diferença que esses profissionais fizeram na minha vida.

Foram muitos os momentos em que pude contar com enfermeiros maravilhosos que me permitiram VIVER dentro de um hospital e não apenas aguardar e sobreviver. Com eles aprendi o significado de cuidado humanizado. Juntos nós lutamos e juntos nós vencemos na espera pelo meu coração. A cada dia, a cada batalha, eles estavam lá. E eles eram minha referência.

O enfermeiro não cuida de uma doença, mas de uma pessoa. Não enxerga tratamentos, mas uma história. Ele não cuida do corpo humano, mas do ser humano. E isso é muito maior! Falei para esses estudantes do poder da palavra positiva e de como toda informação sempre pode ser passada de duas formas, que eles sempre escolham a abordagem positiva. Nós pacientes sabemos a diferença que pequenas palavras e pequenos gestos fazem quando estamos internados. Tudo ganha “zoom”, cada gesto é amplificado.

No caso de pacientes crônicos, como o paciente com insuficiência grave e em fila de espera para transplante isso é ainda mais essencial. São pessoas que lutam a cada dia, estão sensibilizadas e precisam de um olhar especial. A angústia da espera, a incerteza que permeia todo o processo de aguardo são fatores que precisam ser levados em conta. O hospital não precisa ser um lugar triste, e muito pelo contrário, eu só tenho lembranças maravilhosas de tudo que vivi aguardando meu coração pois enfermeiros imbuídos do verdadeiro espírito da Enfermagem tornaram tudo mais fácil! Eles enxergaram que ali tinha uma menina que lutava com todas as forças para viver, não apenas um “pré tx”, e lutaram comigo!

Agradeço pela oportunidade que tive de devolver um pouco do muito que essas pessoas tão especiais fizeram por mim! Pessoas que sou grata por ter conhecido, que fazem e cuidam com paixão!

Quando terminei de falar eu disse que quem estava ali não era eu, mas os melhores enfermeiros que conheci! Foram eles que me ensinaram o significado da profissão deles! Obrigada a todos vocês meu amigos queridos de todo o coração!!!

Que a vida devolva em dobro para vocês tudo que vocês fizeram por mim e fazem por tantas pessoas!

Muito amor!!!

#vida #enfermagem #pessoasquefazemadiferenca #soudoador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *