Você pode fazer a diferença!

Home » Doação de Órgãos » Ressignificando e salvando vidas através da doação – Por Enfermeira Roberta Cardoso

Ressignificando e salvando vidas através da doação – Por Enfermeira Roberta Cardoso

 

Iniciamos o mês de Setembro, um mês de Campanhas sobre Doação de Órgãos e Tecidos pra Transplantes, um mês Verde!

Verde porque algumas simbologias definem verde como a cor da ESPERANÇA, e é exatamente isso que acredito que a Doação de órgãos e tecidos signifique: ESPERANÇA de uma vida mais saudável aos transplantados, de uma qualidade de vida que alguns desconhecem,  pois adoeceram muito cedo, ou mesmo esperança para os que querem retomar e conquistar seus sonhos.

Acredito também na ESPERANÇA para as famílias doadoras, que num momento tão delicado das vidas delas, esperam que essa ESPERANÇA faça sentido, ESPERANÇA de que seu ente querido se torne um herói, capaz de SALVAR 9 VIDAS.

Sou a Enfermeira Roberta Cardoso, especialista em Doação, Captação e Transplante de Órgãos e Tecidos, atuo na área há 10 anos, anos estes de muito aprendizado, pois lidamos com a vidas das pessoas quando elas estão mais vulneráveis. Estamos lá quando por, alguns instantes, tudo perde o sentido, mas aprendi a RESSIGNIFICAR e a contribuir para que essas famílias heroínas ressignifiquem e tornem um momento triste em um ato de AMOR. Para que elas vejam que seu familiar não foi apenas protagonista  de momentos de felicidade daqueles que o conheceram, daqueles que tiveram a oportunidade de olhar  nos seus olhos, mas que ele transformou a vida de pessoas que jamais o conhecerão.

É  realmente um momento mágico quando estas famílias nos abraçam e saem mais leves e mais confiantes de que elas estão fazendo a diferença, conscientes de que elas estão SALVANDO VIDAS! Há algo tão especial, que com palavras dificilmente conseguiremos expressar, e tudo o que podemos sentir é GRATIDÃO. Parece pouco, buscamos infinitas palavras, entretanto o olhar desses familiares nos fazem mais fortes, nos fazem ter esperança, nos ensinam a RESSIGNIFICAR ainda mais. Ensinam a valorizar os nosso entes queridos e a me perguntar: quantas vezes liguei pra minha família pra dizer o quanto eu os  amo?

Se você se acha atarefado, com muitas obrigações no decorrer do seu dia, inclua mais uma, a mais importante delas: a tarefa de dizer as pessoas o quanto elas são importantes pra você. Há muitos heróis no nosso cotidiano e nem notamos.

Converse com sua família.

Seja um herói, Salve vidas, Seja um doador.

#setembroverde #sejadoador #sejaumheroi #avisesuafamilia #enfermagem #ressignificar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *