Sou Doador » Blog » Novembro Azul! Mês de Conscientização sobre a Hipertensão Pulmonar! – Por Liège Gautério

Novembro Azul! Mês de Conscientização sobre a Hipertensão Pulmonar! – Por Liège Gautério

Olá Família TX!!

Novembro é o mês da conscientização sobre a Hipertensão Arterial Pulmonar ( HAP),  uma doença rara e pouco divulgada.

Quando tive fibrose pulmonar, a doença de base que me levou ao TX de pulmão, desenvolvi de forma secundária a HAP. Como entramos no mês da conscientização, aí vão algumas informações pra vocês!

Na HAP, as artérias que levam o sangue do coração aos pulmões estreitam por razões que ainda não são totalmente compreendidas. O coração luta para bombear sangue através das artérias reduzidas, resultando em pressão arterial alta nos pulmões e dilatação do coração. Com o tempo, o coração sobrecarregado de trabalho se desgasta podendo causar insuficiência cardíaca e morte.

Independente do subtipo de hipertensão pulmonar, os sintomas de HP tendem a não ser suficientemente específicos para proporcionarem um diagnóstico simples. Sinais e sintomas de HP podem incluir:

  • Falta de ar durante atividades rotineiras, como subir escadas. Dificuldade ou desconforto na respiração, conhecido como dispneia e, quando a HP é severa, o paciente pode ter esse sintoma mesmo estando em repouso.
  • Fadiga
  • Tontura ou atordoamento
  • Pulso acelerado
  • Episódios de desmaio
  • Dor no peito
  • Inchaço nos tornozelos, no abdome e/ou nas pernas
  • Coloração azulada nos lábios e na pele

À medida que a HP piora, o paciente pode sentir dificuldade em fazer qualquer atividade física, inibindo sua capacidade de realizar mesmo as tarefas mais simples. As atividades cotidianas dos pacientes são, portanto, frequentemente restringidas e, quando questionados pelos seus médicos, eles relatam uma redução substancial na qualidade de vida. Em estágios avançados da doença, o paciente fica tanto debilitado como dependente.

Essas informações foram obtidas da página da ABRAF  : http://www.respirareviver.org.br

É muito importante estar atento aos sinais, pois muitas vezes a HAP é confundida com outras patologias e deixa de receber o devido tratamento na sua fase inicial.

Vamos divulgar !!

Boraaaaaa!!

#novembroazul #hipertensaopulmonar #hap #conscientizacao #soudoador.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *