Sou Doador » Blog » 50 anos do primeiro transplante de coração no mundo!!! – Por Patricia Fonseca

50 anos do primeiro transplante de coração no mundo!!! – Por Patricia Fonseca

 

Há exatos 50 anos atrás um médico sul-africano, Dr. Christiaan Barnard, realizou o primeiro transplante de coração do mundo.

De lá para cá quantas pessoas não foram salvas em todo mundo em função do pioneirismo e da visão de médicos que se propuseram ao novo em busca de sua missão primordial: SALVAR VIDAS!

Há séculos atrás um sopro de coração podia ser visto como um diagnóstico terminal, hoje já é facilmente detectado e tratado. E assim avança a medicina, a cada dia, a cada estudo, a cada novidade! O transplante em si evolui também todos os dias. Eu mesma que não podia ser transplantada aos 20 anos de idade (quando me deram 6 meses de vida rs), pude ser aos 30 anos e cá estou!

Os medicamentos imunossupressores também avançaram muito e hoje praticamente não dão efeito colateral se comparados aos do passado!

A esperança de viver segue cada dia mais forte!

O coração que bate em meu peito é fruto do desafio não só do Dr Christian Barnard, mas também do Dr Euryclides de Jesus Zerbini que foi o pioneiro aqui no Brasil!

Gratidão eterna de todos os transplantados a todos da equipe de saúde, médicos e enfermeiros, que todos os dias avançam e lutam pela vida de cada pessoa na fila de espera por um transplante!

Celebramos a vida!!! Celebramos a ousadia!!! Celebramos o transplante!!

Transplante é VIDA!

#transplante #celebração #50anos #doaçãodeórgãos #soudoador.org

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *