Você pode fazer a diferença!

Home » Doação de Órgãos » RORAIMA E A VITÓRIA NA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS – Por enfermeira Ana Paula Machado – Estado Roraima

RORAIMA E A VITÓRIA NA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS – Por enfermeira Ana Paula Machado – Estado Roraima

Roraima está inserido entre os estados que realizam captações de Órgãos no País.

Iniciar um trabalho em um Estado que não existe a cultura de doação de Órgãos foi muito difícil, mesmo com algumas notificações esporádicas, nunca havia sido realizado uma entrevista familiar com esse intuito. Quando falávamos em captação de órgãos parecia ser surreal para todos, incluindo população e profissionais. A descrença se dava principalmente pela logística. Roraima está localizada no estremo norte do País, a malha aérea não contribui para o processo pois só há 3 vôos diários.
Ter profissionais exclusivos na CIHDOTT foi fundamental para o alcance dos resultados. Aos poucos alguns gargalos foram sendo desmantelados.

A realização da sorologia, a realização do exame complementar, a formulação dos fluxos, e as rodas de conversas diárias nos setores esmiuçando e desmistificando todas as dúvidas foram de grande valia. Adotamos a estratégia de entregar uma lembrança sempre no final do mês agradecendo todas as identificações e cuidado com os potenciais doadores. Mas ainda faltava muito!

A mídia positiva foi fundamental pra que a população roraimense visualizasse a grandeza e dimensão desse trabalho.
Trabalhar com doação de órgãos nos torna pessoas melhores.

Deu-se o início das entrevistas familiares. Nunca havia sido acolhida uma família para possibilitar a doação de órgãos.

O primeiro sim veio de uma família ímpar que com maestria e a baila de todo o processo pode obter conforto diante de tanta dor.
Nossa primeira captação de órgãos no Estado veio depois de 6 meses de trabalho de uma cihdott.

Nos primeiros 4 meses de 2018 realizamos 13 notificações, 2 captação efetivas no Estado. Foram ao todo 11 órgãos captados. Inserindo e solidificando o Estado no Sistema nacional de transplante. Indescritível é a emoção!

Poder contribuir pra melhoria de pessoas que nem conhecemos nos torna pessoas mais solidárias e nos motiva a querer ser sempre ser humanos melhores.

Roraima hoje conhece o processo. Acredita e confia na equipe existente e nos apoia nas campanhas realizadas.

Sabemos que temos um caminho longo a ser percorrido, mas alcançamos resultados fantásticos em tempo recorde graças a famílias solidárias.

#roraima #doacaodeorgaos #enfermagem#superandobarreiras #borasalvar #soudoadororg

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *