Sou Doador » Blog » Fisioterapia no Pós Transplante – Por fisioterapeuta Lucas Sampaio

Fisioterapia no Pós Transplante – Por fisioterapeuta Lucas Sampaio

Atualmente, a problemática que envolve o retorno às atividades diárias de um transplantado estão intrinsecamente ligadas à prática de atividade física, e seus benefícios vão muito além dos que hoje estão documentados.

Compreende desde resgate da autoconfiança, do que querer e poder, do retorno da vontade de viver até à adequação de eventos competitivos.

A excelência da eficácia dos benefícios está atrelada ao plano terapêutico capaz de avaliar, planejar e promover o retorno as suas atividades diárias. O referido plano deve atender aos elementos constituintes de uma avaliação funcional de tal forma que, detecte o fator limitante de cada transplantado.

Os exercícios físicos constituem o carro chefe da reabilitação. Considerando que a fisiologia do corpo humano é traduzida em movimentos, o recém transplantado vai realizando paulatinamente atividades simples como falar, sentar, levantar, andar, capazes de resgatar a alegria e satisfação em viver.

Vale ressaltar que cada conquista dos pacientes por nós assistidos nos leva a um estado de graça e alívio da alma pelo dever cumprido, traduzido entre lágrimas e sorrisos de felicidade.

LUCAS SAMPAIO – Fisioterapeuta pelo UNICEUMA, pôs graduado em reabilitação cardiovascular e em fisioterapia cardiorrespiratoria pelo IDPC (Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia).

 #saudedotransplantado #fisioterapia #transplante #soudoador.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *