Sou Doador » Blog » França torna todos os franceses DOADORES presumidos

França torna todos os franceses DOADORES presumidos

O ano de 2017 começou cheio de novidades boas para a área do transplante na França!

A partir de agora todos os franceses são considerados a priori doadores de órgãos e para deixar de ser precisam se  registrar como não doadores ou deixar algo por escrito com a família. Esse modelo busca presumir que as pessoas SÃO doadoras, ao invés de presumir que não são doadoras. Em geral países que promovem essa simples mudança ao redor do mundo conquistam taxas de doação invejáveis como é o caso da Suécia, Portugal, Áustria, Bélgica e Hungria, cujas taxas de doação giram em torno de 80 a 99%. Taxas bem mais altas que as de 56% observadas no Brasil em 2016 por exemplo.

No Brasil nossa lei está na linha contrária do que a França fez. Todos os brasileiros NÃO SÃO doadores a priori e para doar precisam informar ativamente que querem doar.

A mudança que a França promoveu é muito próxima daquela defendida pelo Movimento Doa Brasil, com a diferença que o modelo defendido pelo Doa Brasil mantém a família como decisora final, a família continuaria dando a palavra final.

A idéia é deixar a doação como condição inicial buscando facilitar a decisão de doar, mas garantindo sempre que todos possam exercer sua vontade e que quem não quer doar tenha essa opção. No caso da França para não doar basta se registrar ou deixar algo por escrito com a família. Já no Modelo do Movimento Doa Brasil bastaria informar a família pois ela seria a decisora final.

As equipes médicas continuariam a abordar as famílias, no entanto mudaria a pergunta. Não seria mais: “você deseja doar os órgãos do seu familiar?”, mas sim “você deseja negar a doação de órgãos do seu familiar?”. Uma mudança simples mas que promete fazer toda a diferença!

Que aqui no Brasil o Movimento Doa Brasil possa avançar nesse ano de 2017 para que uma nova e melhor lei possa salvar muitas e muitas vidas, assim como serão salvas na França!

Excelente notícia e excelente exemplo para o mundo!

Arrasou França!!!

 

movimento_doa_brasil

Para saber mais sobre o Movimento Doa Brasil clique aqui: https://www.soudoador.org/2016/07/17/o-que-e-o-movimento-doa-brasil/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *