Sou Doador » Blog » Transplantado pode tomar a vacina de Febre Amarela? – Por Enfermeira Carolina Amorim

Transplantado pode tomar a vacina de Febre Amarela? – Por Enfermeira Carolina Amorim

O que é preciso saber sobre as vacinas?

Por questões de segurança, vacinas com microrganismos vivos são contra-indicadas para pacientes imunossuprimidos, sendo recomendada sua administração anteriormente ao transplante. Visto que devido a imunossupressão os pacientes transplantados tem maior risco de desenvolverem a doença e os efeitos colaterais destas vacinas.

A vacina contra a febre amarela (17DD) é elaborada com o vírus vivo atenuado, logo pacientes transplantados NÃO DEVEM receber esta vacina.

A tabela abaixo descreve quais são as vacinas e o tipo de microorganismo, e quem pode e deve tomá-las.

TABELA DE VACINAS  

Abaixo você encontra a recomendação vacinal não só para transplantados mas também para candidatos a transplantes, doadores, contatos domiciliares e equipe assistencial:

 

CAROLINA AMORIM: Enfermeira Coordenadora Programa de Cuidados Clínicos de Insuficiência Cardíaca e Transplante  e Programa de Cuidados Clínicos de Infarto Agudo do Miocárdio com Supra de ST do Hospital do Coração. MBA em Gestão em Saúde pela FGV. Especialista em Terapia Intensiva Adulto e Cuidados Intensivos a Criança e ao adolescente.

#saudedotransplantado #vacinas #doaçãodeórgãos #transplante #soudoador.org

87 comentários em “Transplantado pode tomar a vacina de Febre Amarela? – Por Enfermeira Carolina Amorim”

    1. Meu filho fez transplante de medula óssea a 3 anos e 6 meses, tomou imunusupressor até um ano de transplante, não toma remédio nenhum e não teve nenhuma sequelas, segundo os médicos de transplante e a hemato onco falou que pode, será que o vacino ou não??

  1. Sou transplantado e tomei a vacina contra a febre amarela, achei que vacinação era normal no pós transplante, e nunca me informaram nada a.respeito de restrições, pois tomei a da gripe e disseram que não tem problemas, agora estou desesperado, não estou com nenhum sintoma no momento, mas to com muito.medo.até de falecer, existe alguma chance de não.acontecer nada.comigo?

    1. Meu esposo, tem 54 anos, é transplantado há 2 anos. Vacinou-se contra febre amarela p obter a Carteira de Vacinação Internacional (obrigatória), em ago17, e viajamos p fazermos safári no Kruger Park (Africa do Sul). Passaram-se mais de 5 meses. Ele faz regulamente exames clínicos e laboratoriais, além de acompanhamento médico. Faz treinamento físico de forma disciplinada e orientado. Goza de boa saúde… melhor do que muitos ñ transplantados.

  2. Olá sou transplantada da córnea do olho direito, tem 7 ou 8 anos, não uso nenhum medicamento para a visão, posso tomar a vacina para prevenir a febre amarela?

  3. Eude Leal de Sousa Leite

    Olá meu filho fez transplante de Cornea a 6 anos não toma medicamento algum ele tem 26 anos ele pode tomar a vacina da febre amarela estamos bem perto da área de risco .obrigado pela atenção desde já

    1. Olá Solange! Vamos postar um texto sobre como se proteger já que não podemos tomar a vacina semana que vem, mas basicamente é repelente, repelente de tomada em casa e evitar áreas de risco. Também sou tx e estou fazendo isso. ; )

  4. Evandro de Carvalho e Silva

    Boa tarde…Meu nome e Evandro de Carvalho e Silva, então sou transplantado e quero saber se posso tomar a vacina contra a Febre Amarela, poeis estou com muito medo socorro…

    1. Olá Evandro, se você faz uso de imunossupressão ela não é indicada. Vamos postar um texto sobre como se proteger já que não podemos tomar a vacina semana que vem, mas basicamente é repelente, repelente de tomada em casa, evitar áreasde risco. Também sou tx e estou fazendo isso. ; )

  5. Sou duplo transplantado. Rim e pâncreas. Já li diversos artigos sobre vacinação de imunossuprimidos com vacinas baseadas em vírus vivo. Todavia moro em região de risco: mata da Serra dos Órgãos.
    Então, qual a melhor opção: vacina ou doença?
    Fica muito fácil afirmar: “Pacientes imunodeprimidos não podem receber vacinação contra febre amarela”. Mas o que o paciente faz?
    Não seria o caso de um estudo mais sério sobre o assunto?!

    1. Olá Renato, sim vamos publicar um texto semana que vem sobre o assunto. Já que não podemos tomar a vacina, devemos nos prevenir usando repelente, repelente de tomada em casa. Vale lembrar que a prevenção fica parecida com a dengue que não tem vacina ainda, devemos fugir dos mosquitos. Como você mora em área de risco sugerimos conversar com seu médico. Mas o risco da vacina para quem faz uso e imunossupressão é alto. Também sou tx e estou prevenindo dessa forma. ; )

  6. Frederico Sattelmayer Junior

    Sou transplantado de figado e gostaria de saber se com acompanhamento médico, diminuindo a medicação imunossupressora e a dose da vacina de febre amarela poderia toma-la?

    1. Olá Adriana! Vamos publicar um texto semana que vem falando sobre isso. Já que não podemos tomar a vacina, o que podemos fazer é basicamente usar repelente, repelente de tomada em casa e evitar áreas de risco. Também sou transplantada e estou fazendo isso. ; )

  7. Olá fiz transplante de medula óssea a 4 anos e tomei a vacina contra a febre amarela até falei pra enfermeira que tinha passado por um transplante á 4 anos ela disse que não tinha problema aí no dia seguinte vir um anúncio onde quem passou por transplante não poderia tomar a vacina.

  8. Ola Boa Tarde
    Otimo este seu link.
    Fiz transplante autologo da medulo em 2015 e estou em remissao. NÂO devo tomar a vacina de febre amarela?
    Grata

  9. Caso o transplante tenha sido há mais de 6 anos e não está sendo mais necessário o uso de imunossupressores pode tomar vacina da febre amarela ?

  10. Boa noite!

    Fiz um transplante de córnea há mais de quinze anos e já não utilizo mais nenhum tipo de remédio para o transplante há muitos anos.
    Posso tomar a vacina?
    Não consigo encontrar essa informação.
    Obrigado.

    1. Olá Cláudia!

      A contraindicação é para quem faz usos de imunossupressores. De qualquer modo existem outras contraindicações, sugerimos buscar o parecer do médico dele para ter uma resposta mais adaptada ao caso dele. ; )

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Soudoador.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *