Sou Doador » Blog » Endorfina, o melhor “remédio” para transplantados – Por Gabi Noronha

Endorfina, o melhor “remédio” para transplantados – Por Gabi Noronha

Além dos nossos rotineiros imunossupressores devemos produzir doses diárias de endorfina no nosso organismo. Esse hormônio produzido pela glândula hipófise, sua denominação se origina das palavras endo (interno) e morfina (analgésico). Tem um potente efeito analgésico e ao ser liberada estimula a sensação de bem e star, conforto, melhor estado de humor e alegria.

A atividade física ajuda a regular a substancia no cérebro, por exemplo, a endorfina, que também, segundo estudos, são responsáveis melhora a memória, o bom humor, aumenta a resistência, a disposição, melhora o sistema imunológico, tem efeito antienvelhecimento e melhora a concentração. Poderoso aliado para evitarmos antidepressivos e outros fármacos pois também pode acabar com casos de depressão e ansiedade. Além disso, praticar exercício ajuda fortalecer os músculos e a resistência muscular, regular regula o intestino, controla o colesterol, ajuda a diminuir dores crônicas, melhora a auto estima, flexibilidade, diminui o risco de dores crônicas, e muito mais benefícios.

Sem sombras de dúvidas, preferi trocar o uso do antidepressivos por atividade física. Sou atleta, prático vôlei de areia e corrida e essa atitude me tornou uma transplantadas com suas taxas equilibradas. Sabe aquela sensação de ouvir “aquela música”, a sua preferida, que te traz as melhores sensações de alegrias, lembranças, emoção pura e muito prazer. Essa foi a sensação que tive ao ganhar minha primeira medalha num torneio de vôlei de areia realizado por uma turma de amigos.

Então, desde que comecei a praticar exercícios e fazer um esporte que amo, a minha vida mudou para melhor ainda. E sem sombras de dúvidas recomento a todos os transplantados a produção de endorfina para que tenham as melhores sensações de prazer e bem estar e assim uma vida cheia de energia positiva.

Que 2018 seja um ano de muita atividade física e produção de endorfina para a nossa felicidade!!!

#esporte #endorfina #transplante #qualidadedevida #saúde #soudoador.org

1 comentário em “Endorfina, o melhor “remédio” para transplantados – Por Gabi Noronha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *