Sou Doador » Blog » Como organizar meus medicamentos para uma viagem? – Por Farmacêutica Renata Baccaro

Como organizar meus medicamentos para uma viagem? – Por Farmacêutica Renata Baccaro

 

Quando estamos com uma viagem agendada, o que a gente mais quer é pensar no quanto será gostoso e divertido curtir os merecidos dias no destino escolhido. Um bom planejamento de viagem também passa por questões de saúde, para prevenir possíveis problemas. Então vamos falar de como organizar os medicamentos para uma viagem internacional.

Antes de embarcar para sua viagem, certifique-se de que você está levando quantidade suficiente para todo o período. É interessante sempre levar uma quantidade maior do que você precisará. Coloque o excedente em uma bolsa separada. Assim, se perder uma das bolsas, não ficará sem seu medicamento.

Consulte o país que você vai viajar para verificar se a substância que você vai levar não é ilegal. Como levar os medicamentos: o que pode levar na bagagem de mão e o que deve ir na mala despachada.

Dicas gerais:

Separe os medicamentos em dois kits:

1) em um estojo ou necessaire maior, os medicamentos que você não pretende usar e que podem ir na mala despachada. Identifique como “medicamentos” ou use um estojo transparente. Não esqueça de levar a receita médica.

2) em uma necessaire ou estojo menor para colocar na sua bagagem de mão (bolsa ou mochila) os medicamentos de uso contínuo ou que aqueles necessários durante todo o deslocamento da viagem, como  imunossupressores, medicamentos para enjoo, para rinite ou um colírio.

– Para medicamentos de uso contínuo, faça o cálculo e leve a quantidade necessária para todos os dias da viagem.

– Retire os medicamentos das caixas, já que elas ocupam muito espaço. Podem usar aqueles saquinhos ZIP, de congelar comida que tem para comprar no supermercado. No caso dos comprimidos, escreva com caneta permanente a data de validade e para que servem na própria cartela, coloque a bula junto e amarre com um elástico. Leve a receita médica também.

RENATA BACCARO – Farmacêutica Clínica dos programas de Cuidados clínicos e Protocolos Gerenciados no HCor. Pós Graduada em Farmácia Clínica e Hospitalar pelo Instituto Racine

#saudedotransplantado #medicamentos #viagem #imunossupressor #soudoador.org

2 comentários em “Como organizar meus medicamentos para uma viagem? – Por Farmacêutica Renata Baccaro”

  1. Prezada Renata, não encontrei uma informação em lugar algum sobre os imunosupressores quando da mudança de país. Enquanto no Brasil, transplantados requisitam seus ImuSups no SUS, por ex. Mas quando há necessidade de mudança de país (não viagem). Há literatura sobre isso? O gov brasileiro intermediaria a entrega noutro país, remeteria para o destino?
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *