Sou Doador » Blog » GESTO DE EMPATIA DOA NOVA VIDA – Por Adailto Silva

GESTO DE EMPATIA DOA NOVA VIDA – Por Adailto Silva

Meu nome é Adailto, tenho 48 anos e sou transplantado de fígado há 6 anos.

Em 2008, fui a uma consulta de rotina, pois eu sentia algumas dores abdominais de vez em quando. Os exames acusaram Esteatose Hepática e Hepatite B. Minha vida começou a virar de cabeça para baixo, comecei a ser acompanhado pela equipe de infectologia com um tratamento antiviral.

Que maravilha! Após 4 meses, eu estava livre desse vírus e eliminei a gordura no fígado com uma mudança na alimentação. Segui minha vida normalmente até que em 2012 tive a pior notícia da minha vida: eu estava com câncer no fígado. Nesse dia começou a minha luta pela vida.

Somente um transplante de fígado poderia me salvar. Então, eu decidi que não desistiria de minha vida.
Nesse mesmo ano, fiz uma Quimioembolização, que consiste em aplicar uma dose fortíssima de medicamentos anticancerígenos diretamente no tumor. A partir desse momento, além de ser encaminhado para fila de transplante, eu também passei a ser paciente oncológico.

A fila de transplante de fígado é grande e dolorida, nossos dias são contados. Esperei por 2 anos e em 2014 recebi a notícia que uma família disse SIM para mim! Receber essa noticia é uma mistura de alegria com medo, gratidão, certezas com incertezas, enfim, é um “mix” maluco de sentimentos!

No dia 01/07/2014, fiz meu Transplante de Fígado e correu tudo dentro do esperado. Foram 12 horas no centro cirúrgico e, apesar de uma parada nos rins e 2 derrames pleurais, consegui me recuperar e receber alta.

No quarto mês após o transplante, foi constatado uma grave Estenose de via bíliar e duas hérnias. Em 2015, fiquei praticamente o ano inteiro internado tratando intercorrências e fazendo procedimentos. Foi decidido pela equipe médica que eu deveria passar por uma segunda cirurgia e, devido ao alto risco de vida, tive que assinar um termo de responsabilidade.

Em 2018, fiz uma cirurgia de hérnia e fiquei mais uma semana internado. Ufa! Pensei que seria mais fácil! (rsrs) Graças a Deus e ao meu Doador estou vivo e muito grato, pois a vida é um eterno aprendizado. Tudo que eu sei sobre transplante de fígado aprendi com as minhas próprias dificuldades e uso toda a minha experiência para ajudar a outros guerreiros que esperam por um transplante ou a recém-transplantados.

O transplante de órgãos transcende o entendimento humano! Exige coragem, Fé, resiliência e muita vontade de viver.

Estou curado do câncer há 6 anos e não tenho mais hepatite B. Tudo que eu sou hoje devo ao meu Doador e a sua família que tiveram a empatia e a bondade de autorizar a doação de órgãos.

Um dia todos nós encontraremos e, nesse dia, vou poder agradecer a você, meu doador, pelos dias a mais de vida que você proporcionou-me.

Muito obrigado!
Diga Sim para a Doação de Órgãos!

soudoador #1salva8 #sejadoador #avisesuafamilia #doeorgãos #salvevidas #esteatosehepatica #hepatiteb #transplantehepatico #transplantedefigado #transplantados #filadetransplante #sus #sistemaunicodesaude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *