Você pode fazer a diferença!

Home » Doação de Órgãos » A Olímpiada dos Transplantados – Por Haroldo Costa

A Olímpiada dos Transplantados – Por Haroldo Costa

Em 1978 foi criado na Inglaterra, com a participação de 99 atletas do Reino Unido, França, Grécia, Alemanha e Estados Unidos o WORLD TRANSPLANT GAMES.

Os objetivos eram utilizar o esporte de competição para mostrar a recuperação da saúde dos transplantados e assim promover e motivar a doação de órgãos.

Também conhecidos como a Olimpíada dos Transplantados, esses jogos encontram-se hoje em sua XXI edição, que será disputada em Málaga na Espanha em junho de 2017 com cerca de 1400 atletas de 66 países que disputarão diversas modalidades esportivas como atletismo, natação, tênis entre outras.

Entre as características dos jogos, uma é especial: os participantes não são apenas atletas que buscam a vitória olímpica como objetivo de vida. São pessoas que, após o transplante, têm no esporte a oportunidade de mostrar ao mundo que a esperança é sempre maior que todos os desafios que estão à nossa volta e que com coragem e perseverança é possível vencê-los.

Assim, os jogos não são apenas mais uma competição. São a celebração da alegria da vida e a oportunidade de mostrar ao mundo que a esperança é sempre maior que todas as dificuldades que estão à nossa volta.

“A GAME WITH ONLY WINNERS!!!” e “BELIEVE IN SECOND CHANCES!!!”  foram os slogans dos jogos de Gotemburgo em 2011 e Durban 2013. Com esse espírito, os seis atletas brasileiros que representarão o Brasil em Málaga convidam todos para se unirem à nossa torcida por uma vitória nas pistas, piscinas e quadras, pois a vitória na vida já foi garantida quando recebemos nossa segunda chance.

Nas próximas semanas contaremos mais sobre cada um dos atletas que irão nos representar e representar todos os transplantados, pessoas na fila de espera, e todos os brasileiros em Málaga na Espanha em Junho. Acompanhem!

Haroldo Costa

Team Manager da Equipe Olímpica de Atletas Transplantados

#transplante #esporte #qualidadedevida#sejaumdoador #sejaumheroi #olimpiadas

33 Responsesso far.

  1. Cleyton Muniz Rodrigues disse:

    parabéns muito bom essa iniciativa. sou transplantado de rim. ha 8 anos. e tenho interesse de participar. como faço para me inscrever? moro em Brasília. sou Cleyton Muniz (61) 9 8476 1027.

  2. Susana Macedo disse:

    Não conhecia essa olimpíada, tomei conhecimento através do Rodrigo Machado, que vai representar nosso país na natação, força Rodrigo, sua coragem é contagiante, parabéns, somos todos torcida…..

  3. Renato da Silva Costa disse:

    Caros Haroldo Costa, Cleyton Muniz Rodrigues e Patrícia Fonseca.
    Infelizmente pela primeira vez após 19 anos pós transplante de medula óssea ouvi falar das Olimpíadas dos Transplantados.
    Tenho 46 anos e se Deus permitir pretendo participar dos Jogos Latinoamericanos Transplantados na Argentina e das próximas Olimpíadas.
    Vou passar meus contatos para o email da Patrícia e começaremos uma nova etapa de realizações e conquistas em nossas vidas.
    Saúde, paz, felicidades, alegrias e todas as dádivas e coisas boas a todos.
    Acompanharei e torcerei por nossos(as) irmãos(ãs) e representantes a caminho de Málaga!!! 🙂

    • Oi Renato!! Infelizmente o evento é muito pouco conhecido mesmo no Brasil! Precisamos divulgar e é isso que temos tentado fazer aqui no Soudoador 🙂 Mas saiba que com 46 anos você só compete com pessoas de 40 a 49!! Nossas Olimpíadas são muito mais legais na minha opinião! Competimos por faixa etária além de gênero! Mande seu telefone por email! E bora participar! 🎉👊🏻🇧🇷

  4. Marcio Domingos Guimaraes disse:

    Patricia, Boa noite..!!
    Sou transplantado de coração há 13 anos, fiquei feliz de saber disso tudo, me dediquei muito ao esporte em minha vida…. quem sabe posso participar deste evento no intuito de ajudar… … quais são as modalidades…. quem sabe na Argentina ( proximo evento a ser realizado ) ….. me mande noticias.

    obrigado,

    Marcio Guimaraes.

  5. Valéria Freitas Pereira disse:

    Como faz para participar? Sou transplantada hepática quase 20 anos e ja já entro na fila para transplante renal. Sei Um a parada na corrida mas quero voltar para participar. Incentivo a doação. Uhuuu

  6. Daniela Lattuf disse:

    Parabéns pela iniciativa! O esporte renova e motiva cada vez mais a vida, sou transplantada há 21anos, faço musculação e natação, para manutenção da saúde e acho fundamental cuidar do corpo e da mente. Vou ficar na torcida por vcs!

    • Que bacana Daniela!! Não tem vontade de participar dos Jogos? Precisamos de mais mulheres mesmo para competir revezamento na natação!! 🙂

      • Evanilson de Albuquerque disse:

        Olá, Meu chamo Evanilson tenho 24 anos e sou transplantado cardíaco e sempre gostei esporte. Eu não sabia que transplantados participavam de competições como essas, fiquei muito interessado em relação a isso tudo. Como faço para participar e como é todo o processo?

  7. Evanilson de Albuquerque disse:

    Olá, me chamo Evanilson tenho 24 anos e sou transplatado cardíaco há oito meses e sempre gostei de esportes. Sempre fiquei me perguntando se um dia eu voltaria a realizar novamente e não sabia que transplantados participavam de competições e fiquei super interessado nessa participações depois de ver um vídeo recentemente de uma nadadora. Como faço para me escrever e como é o processo todo para se poder escrever-se ?

  8. Denisson disse:

    Sou transplantado, faz 7 meses somente, mas quero muito participar!
    Por favor como faço?

  9. Larissa disse:

    Patrícia vi ontem à reportagem sobre as olimpíadas e a alegria que senti é inexplicável! Fiz transplante de Medula óssea a quase 6 meses e voltei a 3 semanas a praticar exercícios novamente! Saber que existe eventos esportivos voltados para transplantados foi uma das melhores notícias que recebi! Quero muito participar !

  10. israel do prado disse:

    Ola ..estou na fila do transplante de rim e fiquei interessado pois ja sou praticante de esportes desde infancia mas a quase 3 anos estou em tratamento fazendo hemodialise hj levo uma vida de atleta não competidor mas nada, pedalo e corro e ainda tiro um tempo pra praticar luta como kick boxe , jiu jitsu e boxe.
    Gostaria de saber mais na intenção de participar.
    obrigado!

  11. Rosane Alice disse:

    Olá! Sou Rosane Alice Morais, sou estudante universitária. Tenho 23 anos e fiz transplante de medula óssea por conta de uma leucemia mieloide aguda há dois anos, tendo feito procedimento há um ano. Tenho interesse em participar, alguém pode entrar em contato comigo?

    tel: (85)999842449
    email: rosanealice2794@gmail.com

  12. Lilian disse:

    Olá queridos! Estou internada esperando um coração. Mas meus pensamentos e esperança estão nestas olimpíadas! Aguardo um retorno se possível!
    lilianmel2003@yahoo.com.br
    Whatsapp: 22 98152 22 10
    Obrigada!!!!

  13. Rogério Kempinski Lavieri disse:

    Ola pessoal, Meu nome é Rogério Lavieri tenho 35 anos de idade e amanha completo 7 anos de transplante. Em 2010 fui submetido a um transplante de figado em função de uma hepatite autoimune, após dois meses de transplante tive uma Guilaim Barret, que me deixou 4 meses sem o movimento de nenhum membro do meu corpo. Graças a muita luta, médico e Deus me recuperei e comecei a correr em 2013, desde lá fiz algumas provas de 5KM, 10Km, 21Km e finalmente a Maratona. Estou começando no triátlon e meu foco é fazer um meio Iron 70.3. Gostei muito de saber sobre a Olimpíada e estou ansioso para saber mais como participar do evento. Deixo meu email e telefone para contatos. rogerio.lavieri@siemens.com CEL 11 99705-6495

  14. André Oliveira disse:

    Olá, gostaria de saber se pessoas que já doaram um orgão (no meu caso, doei um rim para meu irmão), também podem participar dos jogos.
    Grato pela atenção;
    André

    • Olá André! Não só podem como é a coisa mais linda ver doadores e receptores correndo juntos e celebrando a vida!! Nos resultados doadores competem com outros doadores e transplantados só competem com transplantados, mas ali na hora estamos todos juntos! Se quiser mais informações pode enviar um email para patricia@soudoador.org e Super parabéns pelo seu gesto de herói!! = D

  15. RODRIGO MEDEIROS DE LIMA disse:

    Ola gostaria de obter mais informação sobre as olimpíadas para transplantado?
    Sou transplantado renal a mais ou menos 14 anos e sempre gostei de esporte, mas por precauções tive que me privar do futebol, acabei partindo para corrida de rua e corrida com obstáculos como bravus race e desbrava race mais hoje e a mais ou menos 1 um ano e meio estou praticando corrida de rua na distancia de 5 km com um tempo médio de 23 a 25 minutos, você acha que tenho condições de participar de uma olimpíadas como esta?
    fico no aguardo de uma resposta.
    grato!

  16. Renata Cabral da Mata Buonora disse:

    Muito emocionante ler os depoimentos!
    Tenho 40 anos e no momento estou fazendo tratamento quimioterápico para Mieloma Múltiplo. Outra etapa do tratamento é o transplante autolólogo de Medula Óssea.
    Esse tipo de transplante entra nos critérios da Olimpíada?
    Nunca fui muito de praticar exercícios físicos, mas antes do diagnóstico, estava bem ativa:)
    Boa sorte a todos nos próximos jogos!!!

    • Sim Renata! Como tx de medula você é elegível sim a participar das Olimpíadas! Te desejamos MUITO SUCESSO no seu tratamento e assim que tiver liberada pelo médico entre em contato para te passarmos mais informações sobre as Olimpíadas! ; )

  17. Washington Luíz Nunes pesqueira da Silva disse:

    Olá, sou transplantado de rim, e gostaria muito de participar!

    Washington luiz…
    Juazeiro-Bahia.

  18. guilherme gabriel de souza disse:

    Boa noite, tudo bem?
    Sou transplantado sempre gostei de esportes, atualmente jogo futebol, faço musculação e corrida.
    Tenho interesse em participar das olimpíadas, me daria um novo objetivo na vida.
    Fico no aguardo. Grato!

  19. Flavio Vicente disse:

    Oi Patricia, enviei um e-mail para você, sou transplantado de Rim a 25 anos, tenho 56 anos de idade, sou faixa roxa de Judô, tem alguma vaga para as próximas competições?.

  20. Eraldo Gomes disse:

    Boa noite Patricia. Me chamo ERALDO e sou transplante de Medula Óssea à 1 ano e 6 meses e gostaria de saber como posso estar participando. Tenho 28 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *