Sou Doador » Blog » A Olímpiada dos Transplantados – Por Haroldo Costa

A Olímpiada dos Transplantados – Por Haroldo Costa

Em 1978 foi criado na Inglaterra, com a participação de 99 atletas do Reino Unido, França, Grécia, Alemanha e Estados Unidos o WORLD TRANSPLANT GAMES.

Os objetivos eram utilizar o esporte de competição para mostrar a recuperação da saúde dos transplantados e assim promover e motivar a doação de órgãos.

Também conhecidos como a Olimpíada dos Transplantados, esses jogos encontram-se hoje em sua XXI edição, que será disputada em Málaga na Espanha em junho de 2017 com cerca de 1400 atletas de 66 países que disputarão diversas modalidades esportivas como atletismo, natação, tênis entre outras.

Entre as características dos jogos, uma é especial: os participantes não são apenas atletas que buscam a vitória olímpica como objetivo de vida. São pessoas que, após o transplante, têm no esporte a oportunidade de mostrar ao mundo que a esperança é sempre maior que todos os desafios que estão à nossa volta e que com coragem e perseverança é possível vencê-los.

Assim, os jogos não são apenas mais uma competição. São a celebração da alegria da vida e a oportunidade de mostrar ao mundo que a esperança é sempre maior que todas as dificuldades que estão à nossa volta.

“A GAME WITH ONLY WINNERS!!!” e “BELIEVE IN SECOND CHANCES!!!”  foram os slogans dos jogos de Gotemburgo em 2011 e Durban 2013. Com esse espírito, os seis atletas brasileiros que representarão o Brasil em Málaga convidam todos para se unirem à nossa torcida por uma vitória nas pistas, piscinas e quadras, pois a vitória na vida já foi garantida quando recebemos nossa segunda chance.

Nas próximas semanas contaremos mais sobre cada um dos atletas que irão nos representar e representar todos os transplantados, pessoas na fila de espera, e todos os brasileiros em Málaga na Espanha em Junho. Acompanhem!

Haroldo Costa

Team Manager da Equipe Olímpica de Atletas Transplantados

#transplante #esporte #qualidadedevida#sejaumdoador #sejaumheroi #olimpiadas

55 comentários em “A Olímpiada dos Transplantados – Por Haroldo Costa”

  1. Cleyton Muniz Rodrigues

    parabéns muito bom essa iniciativa. sou transplantado de rim. ha 8 anos. e tenho interesse de participar. como faço para me inscrever? moro em Brasília. sou Cleyton Muniz (61) 9 8476 1027.

        1. Adevenilson Gomes da Silva

          Boa noite. Sou transplantado de rim a quase 4 anos. E não sabia dessas olimpíadas. Como participar?
          Fui militar do exército e hoje sou aposentado.
          Faço academia e caminhada todos os dias.
          O q eu poderia participar?
          Adevenilson Gomes da Silva.
          67991435555

      1. Não conhecia essa olimpíada, tomei conhecimento através do Rodrigo Machado, que vai representar nosso país na natação, força Rodrigo, sua coragem é contagiante, parabéns, somos todos torcida…..

      2. Renato da Silva Costa

        Caros Haroldo Costa, Cleyton Muniz Rodrigues e Patrícia Fonseca.
        Infelizmente pela primeira vez após 19 anos pós transplante de medula óssea ouvi falar das Olimpíadas dos Transplantados.
        Tenho 46 anos e se Deus permitir pretendo participar dos Jogos Latinoamericanos Transplantados na Argentina e das próximas Olimpíadas.
        Vou passar meus contatos para o email da Patrícia e começaremos uma nova etapa de realizações e conquistas em nossas vidas.
        Saúde, paz, felicidades, alegrias e todas as dádivas e coisas boas a todos.
        Acompanharei e torcerei por nossos(as) irmãos(ãs) e representantes a caminho de Málaga!!! 🙂

        1. Oi Renato!! Infelizmente o evento é muito pouco conhecido mesmo no Brasil! Precisamos divulgar e é isso que temos tentado fazer aqui no Soudoador 🙂 Mas saiba que com 46 anos você só compete com pessoas de 40 a 49!! Nossas Olimpíadas são muito mais legais na minha opinião! Competimos por faixa etária além de gênero! Mande seu telefone por email! E bora participar! 🎉👊🏻🇧🇷

        2. Poxa Renato …. nunca é tarde. Eu estou para ser transplantada com medula óssea em breve. Já tenho doador. Sou atleta desde que minha memória permite lembrar …. Ler teu post me dá uma baita força para crer que vai dar tudo certo ! Abraço, Clarisse

      3. Marcio Domingos Guimaraes

        Patricia, Boa noite..!!
        Sou transplantado de coração há 13 anos, fiquei feliz de saber disso tudo, me dediquei muito ao esporte em minha vida…. quem sabe posso participar deste evento no intuito de ajudar… … quais são as modalidades…. quem sabe na Argentina ( proximo evento a ser realizado ) ….. me mande noticias.

        obrigado,

        Marcio Guimaraes.

      4. Valéria Freitas Pereira

        Como faz para participar? Sou transplantada hepática quase 20 anos e ja já entro na fila para transplante renal. Sei Um a parada na corrida mas quero voltar para participar. Incentivo a doação. Uhuuu

      5. Parabéns pela iniciativa! O esporte renova e motiva cada vez mais a vida, sou transplantada há 21anos, faço musculação e natação, para manutenção da saúde e acho fundamental cuidar do corpo e da mente. Vou ficar na torcida por vcs!

          1. Evanilson de Albuquerque

            Olá, Meu chamo Evanilson tenho 24 anos e sou transplantado cardíaco e sempre gostei esporte. Eu não sabia que transplantados participavam de competições como essas, fiquei muito interessado em relação a isso tudo. Como faço para participar e como é todo o processo?

        1. Evanilson de Albuquerque

          Olá, me chamo Evanilson tenho 24 anos e sou transplatado cardíaco há oito meses e sempre gostei de esportes. Sempre fiquei me perguntando se um dia eu voltaria a realizar novamente e não sabia que transplantados participavam de competições e fiquei super interessado nessa participações depois de ver um vídeo recentemente de uma nadadora. Como faço para me escrever e como é o processo todo para se poder escrever-se ?

        2. Patrícia vi ontem à reportagem sobre as olimpíadas e a alegria que senti é inexplicável! Fiz transplante de Medula óssea a quase 6 meses e voltei a 3 semanas a praticar exercícios novamente! Saber que existe eventos esportivos voltados para transplantados foi uma das melhores notícias que recebi! Quero muito participar !

        3. Ola ..estou na fila do transplante de rim e fiquei interessado pois ja sou praticante de esportes desde infancia mas a quase 3 anos estou em tratamento fazendo hemodialise hj levo uma vida de atleta não competidor mas nada, pedalo e corro e ainda tiro um tempo pra praticar luta como kick boxe , jiu jitsu e boxe.
          Gostaria de saber mais na intenção de participar.
          obrigado!

        4. Olá! Sou Rosane Alice Morais, sou estudante universitária. Tenho 23 anos e fiz transplante de medula óssea por conta de uma leucemia mieloide aguda há dois anos, tendo feito procedimento há um ano. Tenho interesse em participar, alguém pode entrar em contato comigo?

          tel: (85)999842449
          email: rosanealice2794@gmail.com

        5. Rogério Kempinski Lavieri

          Ola pessoal, Meu nome é Rogério Lavieri tenho 35 anos de idade e amanha completo 7 anos de transplante. Em 2010 fui submetido a um transplante de figado em função de uma hepatite autoimune, após dois meses de transplante tive uma Guilaim Barret, que me deixou 4 meses sem o movimento de nenhum membro do meu corpo. Graças a muita luta, médico e Deus me recuperei e comecei a correr em 2013, desde lá fiz algumas provas de 5KM, 10Km, 21Km e finalmente a Maratona. Estou começando no triátlon e meu foco é fazer um meio Iron 70.3. Gostei muito de saber sobre a Olimpíada e estou ansioso para saber mais como participar do evento. Deixo meu email e telefone para contatos. rogerio.lavieri@siemens.com CEL 11 99705-6495

        6. Olá, gostaria de saber se pessoas que já doaram um orgão (no meu caso, doei um rim para meu irmão), também podem participar dos jogos.
          Grato pela atenção;
          André

          1. Olá André! Não só podem como é a coisa mais linda ver doadores e receptores correndo juntos e celebrando a vida!! Nos resultados doadores competem com outros doadores e transplantados só competem com transplantados, mas ali na hora estamos todos juntos! Se quiser mais informações pode enviar um email para patricia@soudoador.org e Super parabéns pelo seu gesto de herói!! = D

        7. RODRIGO MEDEIROS DE LIMA

          Ola gostaria de obter mais informação sobre as olimpíadas para transplantado?
          Sou transplantado renal a mais ou menos 14 anos e sempre gostei de esporte, mas por precauções tive que me privar do futebol, acabei partindo para corrida de rua e corrida com obstáculos como bravus race e desbrava race mais hoje e a mais ou menos 1 um ano e meio estou praticando corrida de rua na distancia de 5 km com um tempo médio de 23 a 25 minutos, você acha que tenho condições de participar de uma olimpíadas como esta?
          fico no aguardo de uma resposta.
          grato!

        8. Renata Cabral da Mata Buonora

          Muito emocionante ler os depoimentos!
          Tenho 40 anos e no momento estou fazendo tratamento quimioterápico para Mieloma Múltiplo. Outra etapa do tratamento é o transplante autolólogo de Medula Óssea.
          Esse tipo de transplante entra nos critérios da Olimpíada?
          Nunca fui muito de praticar exercícios físicos, mas antes do diagnóstico, estava bem ativa:)
          Boa sorte a todos nos próximos jogos!!!

          1. Sim Renata! Como tx de medula você é elegível sim a participar das Olimpíadas! Te desejamos MUITO SUCESSO no seu tratamento e assim que tiver liberada pelo médico entre em contato para te passarmos mais informações sobre as Olimpíadas! ; )

        9. guilherme gabriel de souza

          Boa noite, tudo bem?
          Sou transplantado sempre gostei de esportes, atualmente jogo futebol, faço musculação e corrida.
          Tenho interesse em participar das olimpíadas, me daria um novo objetivo na vida.
          Fico no aguardo. Grato!

        10. Oi Patricia, enviei um e-mail para você, sou transplantado de Rim a 25 anos, tenho 56 anos de idade, sou faixa roxa de Judô, tem alguma vaga para as próximas competições?.

        11. Oi Patrícia, não sabia desses jogos e fiquei muito empolgado em saber que existe esse evento para interagir os transplantados. Mandei e-mail pra você. Sou transplantado de médula óssea por ter tido linfoma por duas vezes. Aguardo resposta.

        12. Luciana da Silva Vieira

          Sou transplantada renal e corredora! Tem alguma possibilidade de no futuro fazer uma corrida parecida assim no Brasil ou abrir espaço para que mais transplantados pudessem participar desses momentos?? Seria muito bacana!!! 😊💕 Grande abraço!

        13. Olá boa tarde! Acabei de saber dessa olimpíada. Gostaria de saber se tem comoetidor de taekondo luta ou punce. Sou transplantado de rim e faixa preta, segundo dan.

        14. José Genibaldo Pereira dos Santos

          Olá Patrícia mim chamo genibaldo sou transplantado das córnea há 15 anos, não sabia que existia olimpíadas para transplantado, assistir uma reportagem no fantástico e fiquei muito feliz, sou praticamente de Karate , como eu faço para saber mais sobre essa olimpíadas, tem essa modalidade também!

        15. Antonio Domiciano Silva Junior

          Boa noite,fui doador de rin há10 anos,tenho 42 anos e prático ciclismo MTB(Cross Country)e gostaria de saber se posso competir e como faço?
          Obrigado

        16. Eduardo Cândido nascimento

          Meu nome é Eduardo sou transplante a 17 anos de medula óssea pó causa de uma leucemia lla queria saber como participar da olimpíada de transplantado.sou ultra maratonista de 12 horas,24 horas e 48 horas meu telefone é 037 998371003

        17. João Soares sobrinho

          Muito lindas as histórias de superação de todos amigos TXS transplantados 👍🤙🙌👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼parabéns a todos. “Sou o João Soares transplantado renal a quase 1 ano estou completando o primeiro aniversário no pós transplante renal agora dia 02 11 2020 sou apaixonado por futebol é gostaria de participar da próxima olimpíada para transplantado e claro se assim meu futebol for aprovado por a direção 😄 tenho 42 anos qualquer novidade me avisar por favor. um bom dia a todos 🌞✌👍🤙🙌😄💯💥” ( fui chamado da fila de doação de órgãos.dia 02.11.2019 imip Recife sou de São José do Egito-PE dialisei 2,6 em Arcoverde-PE).

          1. Olá João! Que alegria em saber da sua vitória! Você será muito bem vindo em nosso Time! Te indicamos entrar em contato através do instagram @timebrasiltx ou através da Associação Brasileira de Transplantados (ABTX). Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *