Você pode fazer a diferença!

Home » Saúde do Transplantado » Porque não devemos retirar os medicamentos de suas embalagens originais? – Por Fábio Silva

Porque não devemos retirar os medicamentos de suas embalagens originais? – Por Fábio Silva

 

Meu nome é Fábio Silva dos Santos, sou Técnico em Bioquímica e transplantado de Medula Óssea há 10 anos.

Irei explicar de maneira breve e direta, os porquês enumerando algumas situações que possam fazer com que o seu comprimido ou medicamento venha a sofrer algum tipode degradação  e com isso comprometer a sua eficácia.

1º Ao retirar o comprimido da embalagem original, você pode estar contaminando ele com possíveis bactérias do ambienteexterno e também de suas mãos, por mais que imagine suas mãos limpas, não há como garantir 100% de eliminação das bactérias, com potencial ou não de serem patógenas, ou seja que possam trazer sérios riscos à nossa saúde.

2º Alguns comprimidos não podem entrar em contato com a luz, os chamados fotossensíveis  (aqueles que estão emcartelas foscas ou prateadas que não são transparentes) ou até com o ar e umidade, quando você tira o comprimido da cartela original para colocar em seu organizador, ele entrará em contato com a luz ou umidade do ar, o que poderá fazer com que seu princípio ativo seja degradado com facilidade e possa vir a perder ou diminuir o efeito esperado do medicamento.

3º Manter o medicamento em sua embalagem original garante a sua qualidade e também a sua eficácia, lembrando que é sempre indicado ler a bula do medicamento com atenção e se atentar a data de validade do mesmo.

Mas você precisa sair de casa e tem que levar os seus medicamentos, para tomar onde estiver, como proceder?

Nesse caso, quando levar as caixas dos medicamentos, possam gerar um certo volume e falta de organização você poderá recortar o comprimido da cartela e levá-lo na embalagem primária original, ocupando o menor espaço possível e aí  sim fazendo um bom uso das caixinhas organizadoras e também mantendo a qualidade eficácia e segurança do medicamento que por você será utilizado!

FÁBIO SILVA

TÉCNICO EM BIOQUÍMICA –  CRQ 04474760

TRANSPLANTADO DE MEDULA ÓSSEA DESDE 2008

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *