Você pode fazer a diferença!

Home » Histórias de Transplantados » Dia do uso racional dos medicamentos – por Airton Andrade

Dia do uso racional dos medicamentos – por Airton Andrade

Estamos chegando perto de uma data que poucos conhecem, mas que é de extrema importância. O dia 5 de maio, lembrado por ser o dia do uso racional de medicamentos. Uma data que deveria ser mais divulgada devido a tamanha importância do tal “uso racional de medicamentos”.

O que é o uso racional de medicamentos? É quando o paciente recebe os medicamentos, na dose e período adequados à sua necessidade clínica com o menor custo para si e para comunidade. E é de extrema importância isso, pois muitas vezes usamos medicamentos por nossa conta achando ser algo simples, mas não é!

Em uma pesquisa rápida encontrei que mais de 50% das intoxicações registradas são devido a medicamentos, o que é alarmante, pois os riscos são sérios e sei bem sobre isso.

Em 2013 tive um quadro que chamam de hepatite fulminante, onde o fígado é destruído em pouquíssimo tempo, e no meu caso, além do fator genético a maior causa foi medicamentosa, devido a excesso de paracetamol, um medicamento que é vendido sem receita, de fácil acesso, e que combate diversos males, e é um dos mais tóxicos ao fígado. Em pesquisa na internet é possível encontrar quais são os medicamentos mais tóxicos.

Enfim, o uso irracional de medicamentos foi um fator determinante para que eu tivesse que ser submetido a um transplante de fígado.

Então esse texto serve de alerta, devemos usar medicamentos de forma racional, o perigo existe e é real, digo por experiência própria e por isso decidi escrever esse texto.

Vamos sempre seguir as orientações médicas e tomar medicamentos apenas quando for necessário e prescrito pelo médico.

#usoracionaldemedicamentos #intoxicacao #medicamentos #cuidados#precaucoes #hepatitefulminante #hepatite #doencadefigado#transplantedefigado #txdefigado #txfigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *