Sou Doador » Blog » LIÇÕES DE UM TRANSPLANTADO SOBRE A VIDA – Por Felipe Moreira

LIÇÕES DE UM TRANSPLANTADO SOBRE A VIDA – Por Felipe Moreira

“Meu passado não é igual ao meu futuro.” Inicio minha história com essa frase de Hal Erold em seu livro “O milagre da manhã”.

Chamo-me Felipe Moreira, moro em Natal/RN e fui diagnosticado com Insuficiência Renal em julho de 2018 em Brasília/DF. Sim, a vida nos prega algumas peças, mas é nossa a responsabilidade de retomar a vida, parar de questionar-se “por que comigo?”, e concentrar-se em fazer a nossa vida melhor e, também, a vida de alguém melhor. Por sinal, a expressão “por que comigo?” levou-me a refletir sobre “e por que não eu? Por que tem que ser com qualquer outro menos comigo?” É difícil colocar-se nessa posição, mas leva-nos a pensar no próximo e não em si mesmo.

Digo isso, pois se todos nós tivermos a preocupação com o próximo, com o objetivo de fazer a vida de alguém melhor, naturalmente aumentaremos o número de doações de órgãos e reduziremos as filas de espera por um transplante. Como diz Will Smith: “Se você não está fazendo da vida de alguém algo melhor, você está desperdiçando o seu tempo. Sua vida será melhor quando você fizer da vida de outras pessoas algo melhor”.

Alguém fez a minha vida melhor. Em 27 janeiro de 2019, realizei o transplante renal e ganhei a oportunidade de uma melhor qualidade de vida.

Embora tenha passado poucos meses do meu transplante, tenho aprendido muito. Uma das coisas que aprendi, quem me ensinou foi Mario Sergio Cortella em seu livro “Viver em paz para morrer em paz” quando diz: “Nós somos mortais! Alguém pode dizer, ‘é óbvio isso’! Cuidado, tem gente que sabe disso e não toma nenhuma providência. Vive como se fosse eterno, como se tivesse todo o tempo da própria história para evitar uma vida que fosse vazia, fútil, banal, superficial”.

Um transplante pode mudar completamente a nossa vida! Leva-nos a refletir, sermos mais gratos a Deus e nos dá uma nova chance para aproveitar mais o hoje. E mesmo quando a vida termina para alguém, saibamos que pode ser um novo recomeço de vida para uma outra pessoa.

Termino com a seguinte frase: “O agora importa mais do que qualquer outro momento, pois é o que você está fazendo hoje que está determinando em quem você está se tornando, e quem você está se tornando sempre determinará a qualidade e a direção da sua vida” (Hal Erold – O milagre da manhã).

#transplanterenal #insuficienciarenalcronica #irc #rins #doençarenal#transplantados #lutapelavida #vida #gratidão #licoes #transplante#doacaodeorgaos #doeorgaos #salvevidas #sejaumheroi#avisesuafamilia #SUS #sistemaunicodesaude #soudoador#soudoadororg

1 comentário em “LIÇÕES DE UM TRANSPLANTADO SOBRE A VIDA – Por Felipe Moreira”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *