Você pode fazer a diferença!

Home » Doação de Órgãos e Tecidos » DOAÇÃO DE ORGÃOS E TECIDOS PARA PESQUISAS: VOCÊ SABE A REAL IMPORTÂNCIA? – Por Ms. Carlos Corsi & Dra. Christiane Becari.

DOAÇÃO DE ORGÃOS E TECIDOS PARA PESQUISAS: VOCÊ SABE A REAL IMPORTÂNCIA? – Por Ms. Carlos Corsi & Dra. Christiane Becari.

Recentemente por uma fatalidade, nosso querido apresentador de TV Gugu Liberato deixou-nos e sua família, em um gesto nobre de amor ao próximo, doou todos seus órgãos e tecidos, beneficiando cerca de 50 pessoas.

Mas, “peraí”! Tecidos? Como assim? Tem diferença entre órgãos e tecidos? Sim!!! Você sabe quais são tecidos que podem ser doados?

Tecidos, como por exemplo a pele, ossos, tendões, córneas, artérias e veias. É importante citar que a doação de tecidos muitas vezes é negada pela família pela falta de informação sobre o quanto eles são importantes para transplantes e também para pesquisas. “Peraí”! PESQUISAS? Sim! Pesquisas apresentam-se promissoras no que se diz respeito à melhoria da qualidade de vida da população atual e futura.

Pesquisas recentes usando tecidos humanos são de grande valia para testes laboratoriais. Esses estudos mais aprofundados sobre o comportamento biológico e interação de células, provenientes de tecidos, com outros fármacos possibilitam melhoria e entendimento das doenças, bem como desenvolvimento de técnicas que podem levar ao descobrimento de remédios que previnam e/ou tratem doenças.

Como é o caso dos pesquisadores do Laboratório de Doenças Cardiovasculares e Função Endotelial da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), que a partir da doação de aortas têm estudado doenças vasculares aneurismáticas, como por exemplo o Aneurisma da Aorta Abdominal a qual não tem tratamento medicamentoso e apresenta um alto risco de mortalidade.

A proposta inovadora dos pesquisadores reside na investigação de possíveis alterações bioquímicas que desenvolvem essas doenças, apresentando perspectivas para tratamentos ainda inexistentes. Após autorização dos familiares, as amostras teciduais são coletadas do abdômen dos pacientes em morte encefálica e submetidos à cirurgia de captação de órgãos.

Sendo assim, doar tecidos para transplante e para pesquisas, assim como os órgãos, também é um ATO DE AMOR! Pois, pesquisas como essas só são possíveis exclusivamente pelo ato de amor ao próximo de uma família, que opta nobremente pela doação de órgãos e tecidos.

#soudoador #soudoadororg #doeorgaos #salvevidas #sejadoador #deixevivo #simparadoacao #1salva8 #doaçãodeorgãos #doaçãodetecidos #gugu #guguliberato #sus #sistemaunicodesaude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *