Você pode fazer a diferença!

Home » Soudoador.org » A FISIOTERAPIA NA QUALIDADE DE VIDA PRÉ-TRANSPLANTE – Por Grasiele Costa – Fisioterapeuta

A FISIOTERAPIA NA QUALIDADE DE VIDA PRÉ-TRANSPLANTE – Por Grasiele Costa – Fisioterapeuta



A fisioterapia para os doentes renais contribui de forma significativa na prevenção e na melhoria de várias complicações físicas apresentadas pelo paciente renal, além de proporcionar ganho na qualidade de vida.

O tratamento pré-transplante é responsável por um cotidiano monótono e restrito, tornando as atividades dos indivíduos com insuficiência renal limitadas após o início do tratamento (hemodialítico ou conservador), contribuindo, dessa forma, muitas vezes ao sedentarismo e a inatividade.

Ter a oportunidade de trabalhar e conviver com pacientes que nos inspiram diariamente é algo magnífico, por mais desafiador que seja é uma experiência maravilhosa ver cada um progredindo conforme seu tempo e poder vibrar de alegria quando um paciente é chamado para o transplante.

É feito um trabalho de prevenção e promoção da saúde física dos pacientes renais crônicos para que o corpo esteja completamente preparado para a chegada deste novo órgão que virá através do transplante. A grande maioria dos pacientes aderem positivamente ao programa de fisioterapia e apresentam bons resultados na melhora da qualidade de vida, capacidade cardiopulmonar, capacidade funcional, melhora do desempenho físico e muscular, entre outros.

Foi e ainda é gratificante e, muitas vezes, emocionante ver a evolução dos pacientes, pois eles passam-nos grande força e coragem. Na maioria das vezes na correria do dia a dia, deparamos com dificuldades que nos abalam, e que às vezes sem hesitar, pensamos em desistir por tão pouco.

Com a convivência e o conhecimento adquirido com os pacientes renais, aprendi a ver o mundo de uma forma diferente, na qual acreditar e não desistir dos nossos objetivos em nenhum momento.

fisioterapia #fisioterapeutasdobrasil #soudoador #sejadoador #doeorgãos #salvevidas #avisesuafamilia #transplanterenal #transplantados #filadetransplante #sus #sistemaunicodesaude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *