Sou Doador » Blog » DOANDO MEDULA E SALVANDO VIDAS!

DOANDO MEDULA E SALVANDO VIDAS!

Podemos doar em vida um dos rins, parte do fígado, parte do pulmão e a medula óssea. Mas você sabia que a medula óssea é o único órgão/tecido que SÓ podemos doar em vida?

Entre as várias pessoas que aguardam por um doador hoje, encontramos Guilherme Accioly. Um carioca, flamenguista, 39 anos, pai do Miguel, que luta bravamente contra um linfoma e precisa encontrar um doador de medula óssea compatível.

Há cerca de 25% de chances de encontrar um doador compatível na família e não havendo essa compatibilidade as informações do paciente são incluídas no REREME – Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea. Já os doadores são cadastrados no REDOME – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Os dados dos dois registros são cruzados para verificar a compatibilidade entre pacientes e doadores.

Qualquer resultado dessa busca é avaliado com muito critério e cuidado pela equipe médica especializada. Não encontrado nenhum doador compatível no Brasil, a equipe de registro também dá início a uma busca internacional.

E EU POSSO ME TORNAR UM DOADOR? Se você tem entre 18 e 55 anos, tem bom estado de saúde, não possui nenhuma doença infecciosa, hematológica (do sangue), do sistema imunológico ou câncer, a resposta é SIM. VOCÊ PODE.

Para tornar-se um doador é muito simples, basta procurar o HEMOCENTRO da sua cidade. Uma coleta de sangue simples será realizada para amostra e análise, e os dados do doador serão incluídos no REDOME. Quer saber onde é o Hemocentro da sua cidade?

Deixaremos o link do Redome para que você busque o mais próximo de você: https://bit.ly/redome_ajudeoguilherme

Ajudar o próximo pode ser mais simples do que você pensa. Doe medula. Cadastre-se.

Obs.: Além de se cadastrar, é IGUALMENTE IMPORTANTE manter os dados do seu cadastro sempre atualizados no REDOME.

Referências:
A.C. Camargo Câncer Center
ABTO – Associação Brasileiro de Transplantados – RBT Jan/Set 2020
REDOME – INCA – Instituto Nacional do Câncer

ajudeoguilherme #guilhermeaccioly #rereme #redome #doadoresdemedulaossea #medulaossea #doemedula #salvevidas #sejadoador #avisesuafamilia #eusoudoador #sus #sistemaunicodesaude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *