Você pode fazer a diferença!

Home » Soudoador.org » PORQUE NÓS, TRANSPLANTADOS, MERECEMOS VACINAR – Por Lilian Alencar

PORQUE NÓS, TRANSPLANTADOS, MERECEMOS VACINAR – Por Lilian Alencar

Estamos vivendo um momento delicado em nossas vidas. Estamos lidando com uma pandemia de uma doença a qual nossa geração sequer ousou imaginar. E surpreendendo até os mais otimistas, a vacina sai em tempo recorde! Graças ao esforço de cientistas e pesquisadores no mundo inteiro! Algumas equipes moraram dentro de seus laboratórios durante meses, se recusando a ir para suas casas, a fim de acelerar todos os processos envolvidos!

Em paralelo a isso, infelizmente, foi surgindo muita desinformação acerca das vacinas contra o COVID19. Isso, potencializado pela velocidade da propagação das redes sociais, vem causando desconfiança. Transplantados têm tido muitas dúvidas se podem ou não se vacinarem.

A resposta é SIM! Os transplantados podem se vacinar. As vacinas aprovadas pela ANVISA, além de serem eficazes, são seguras!

Outra dúvida é se valeria a pena. Já que nos transplantados devido aos imunossupressores as vacinas em geral costumam ter menos eficácia, produzindo menos anticorpos.

A resposta é SIM! Vale a pena! Ainda que a vacina contra o COVID 19 possa ter menos eficácia em transplantados, toda a eficácia que tiver será bem-vinda e necessária já que estamos falando de uma doença sem outra forma de prevenção senão a vacina. É também uma doença sem tratamento além de poder se apresentar de forma grave nos transplantados, devido aos imunossupressores tomados diariamente.

Também gostaria de deixar uma observação para as pessoas em fila para transplante. Somente as vacinas de vírus vivo exigem uma espera de 3 semanas para só depois transplantar. Não é o caso das duas vacinas, da Oxford e da Sinovac, aprovadas pela ANVISA.

Agora que você está mais informado, não se esqueça de conversar com a equipe de transplante que cuida de você, afinal, cada transplantado é um universo diferente. Por exemplo: alguns medicamentos possuem orientação específica para vacinas; se o transplantado estiver tratando alguma rejeição e etc.

Devemos nos vacinar lá pela terceira fase, dependendo do seu munícipio, após os profissionais de saúde, idosos, indígenas e quilombolas. Até lá, continue com todas as medidas de proteção a seu alcance.

E quando chegar a sua vez: Lembre-se lá do comecinho da sua luta…. Do caminho tortuoso e cheio de espinhos que a falência do seu órgão lhe causou… do tanto que você desejou que seu novo órgão chegasse! E quão maravilhoso é estar hoje, vivo, desta vez num caminho suave e cheio de rosas, com seu novo órgão aí, dentro de você! Vamos cuidar dele com todo o carinho que ele e nossas histórias merecem! 😊

Tome a vacina! Proteja a sua vida! Você batalhou muito por ela!

Nos vemos na fila de vacinação! 😊

“Lilian Alencar é enfermeira intensivista pela UFF-RJ, consultora de clínicas de vacina e transplantada de coração há três anos e quatro meses”.

vacinação #avacinachegou #coronavac #tomeavacina #soudoador #transplante #transplantados #transplantecardiaco #sus #sistemaunicodesaude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *