Sou Doador » Blog » MELHORE SUA ALIMENTAÇÃO APÓS O TRANSPLANTE – Por Nutricionista Priscila Guimarães

MELHORE SUA ALIMENTAÇÃO APÓS O TRANSPLANTE – Por Nutricionista Priscila Guimarães

Os cuidados com a alimentação e a medicação são muito comuns em pessoas com doenças crônicas que estão à espera de um transplante de órgãos. É importante lembrar que esses cuidados nutricionais devem permanecer após o transplante, pois a alimentação saudável é uma das grandes aliadas para o sucesso do transplante, junto aos medicamentos e a um estilo de vida saudável.

É muito comum o aumento de apetite em pessoas transplantadas. Isso ocorre não só devido aos efeitos de alguma medicação, como devido a sensação de “vida nova”, liberdade e bem-estar. Esse fato pode acarretar ganho de peso além da faixa desejada, predispondo a complicações como obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, entre outras e prejudicando a saúde do novo órgão.

Além disso, a imunidade após o transplante fica prejudicada devido aos imunossupressores, e o risco de infecções em decorrência do consumo de alimentos e bebidas contaminados aumenta e pode ser grave. Deve se atentar para:

  • Consumir líquidos, em especial água, que deve ser tratada;
  • Consumir frutas, legumes e verduras nas refeições principais e lanches;
  • Usar sal, açúcar e óleos com moderação;
  • Restringir alimentos enlatados, embutidos e ultraprocessados;
  • Evitar bebidas alcoólicas;
  • Cuidados com a higiene, desde a compra até o preparo e o armazenamento de alimentos e bebidas;
  • Hortaliças, legumes e frutas que serão consumidos crus devem ser higienizados (vinte gotas de hipoclorito de sódio em dois litros de água, deixando repousar durante dez minutos);
  • Alimentos de origem animal mal cozidos ou crus não devem ser consumidos.

E hoje, 31 de março, Dia Nacional da Nutrição e Saúde, deixo uma reflexão para você, transplantado: Uma alimentação equilibrada, juntamente com estilo de vida saudável e uso das medicações prescritas, contribui para a manutenção da saúde e sucesso do transplante!

Priscila Guimarães é Nutricionista Clínica, Mestre em Ensino na Saúde pela UFRN, Pós-graduada em Nutrição Aplicada às Doenças Renais pela UFSP.

dianacionaldasaudeenutrição #diadanutrição #nutrição #alimentaçãosaudavel #estilodevidasaudavel #soudoador #doeorgãos #salvevidas #avisesuafamilia #sejadoador #transplante #transplantados #sus #sistemaunicodesaude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *