Sou Doador » Blog » A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS NO CANADÁ – Por Vanessa Silva

A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS NO CANADÁ – Por Vanessa Silva

No geral os Canadenses são pessoas muito receptivas, generosas e caridosas. Na doação de órgãos não poderia ser diferente. Hoje eu vou falar sobre 5 fatos da doação de órgãos no Canadá:

O sistema de saúde no Canadá é público e igual para todos os cidadãos e residentes permanentes do Canadá. O transplante de órgãos entra nesse sistema, e os pacientes que recebem um órgão não pagam nada pelo tratamento. Não temos saúde privada como no Brasil com hospitais e clínicas particulares. Os únicos serviços privados são de saúde complementar como psicologia, fisioterapia, etc.

O sistema de saúde não é único como no Brasil. Cada estado tem o seu próprio e suas próprias regras de saúde inclusive para doação e transplante de órgãos.

Por exemplo, em todas os estados, os familiares são consultados e assinam uma autorização para doar os órgãos do ente querido (doação consentida), mas o estado Halifax recentemente adotou a doação presumida, no qual todos são considerados doadores e podem expressar se não querem ser doadores nos seus documentos de identificação. Porém é importante lembrar que os familiares são SEMPRE consultados para a aprovação final.

Os coordenadores de doação de órgãos no Canadá são na maioria enfermeiros. Eles também são os profissionais que acolhem a família no momento da perda e providenciam informação e suporte emocional aos familiares do doador.

Em 2018, um ônibus que carregava jovens jogadores de Hockey do time Humbolt Broncos colidiu com um caminhão pequeno, e 16 jovens morreram em Saskatchewan. Um deles era o jovem de 21 anos Logan Boulet que inspirado pelo seu treinador se registrou como doador de órgãos no dia de seu aniversário que era semanas antes de sua morte. Desde então o dia 7 de abril ficou marcado como o dia da camiseta verde (Green shirt day) para homenagear Logan e seus companheiros e para incentivar a doação de órgãos no Canadá.

Gostou das curiosidades? Conte-me aqui nos comentários!

Dra Vanessa Silva é Enfermeira e pesquisadora, atualmente mora no Canadá onde faz Pós- Doutorado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *