Sou Doador » Blog » DIABETES – UM ALIADO PARA UMA VIDA ATIVA E PLENA (Dia Mundial de Combate ao Diabetes) – Por Ray Guatura

DIABETES – UM ALIADO PARA UMA VIDA ATIVA E PLENA (Dia Mundial de Combate ao Diabetes) – Por Ray Guatura

Agora em 2021, um ano tão simbólico para saúde, neste mês relembramos os cuidados com o Diabetes. Em tempos de pandemia, a atenção deve ser redobrada, já que o diabetes também é um dos fatores de risco para covid-19.

Sobre minha vida com diabetes, convivi com o tipo 1 dos 9 até meus 26 anos. Após literalmente perder o controle, tive falência renal e fiz tratamento com hemodiálise por um ano enquanto aguardava em fila de Transplante a espera por um pâncreas e um rim.

Eles chegaram em Fevereiro de 2016, graças ao SIM para doação de órgãos de uma família a quem sou muito grato. Os tenho em minhas orações.

Hoje, com muito orgulho e grato por estar aqui contando esta história, venho lembrar que diabetes pode ser um motivador saudável, um “amigo” que às vezes briga contigo e te deixa abatido depois de alguns “abusos”, e um aliado para uma vida plena e ativa.

Quero trazer aqui os números da Sociedade Brasileira de Diabetes, onde a doença atinge quase 7% da população brasileira em 2021, sendo mais de 13 milhões de pessoas por todo país, desencadeando tantos outros problemas de saúde, como: neuropatias, cegueira, problemas renais, cardíacos, mal funcionamento de órgãos e artérias, o que leva a diversas amputações anuais por todo mundo.

Assustador?

Talvez!

Depende do seu olhar sobre o problema!

Tratá-la como um inimigo, ou um parceiro para se manter ativo e saudável e tendo uma rotina equilibrada com boas escolhas e práticas, como: alimentação saudável, baixo consumo de carboidratos, uso correto de medicações, controle diário de glicemia, consultas regulares com seu endocrinologista, e no meu ponto de vista, atividade física, equilibrada e frequente.

São alguns pontos que destaco para dizer que, sim, é possível ter uma vida linda, saudável e ativa com Diabetes.

E serve também para prevenir sua evolução ou diagnóstico, tendo um olhar saudável e ativo para a vida, e para boas escolhas.

Esta mensagem vale para diabéticos, familiares e amigos, ou apenas para você que deseja ter uma vida regrada pela prevenção, sendo o maior dos cuidados no combate ao Diabetes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *