Uma das frases que mais ouvimos durante o curso de pedagogia é “A educação é uma forma de intervenção no mundo por aqueles que desejam mudá-lo”.
E intervir por meio da da educação é o intuito da campanha de 2022 do Dia Mundial do Rim, evento criado em 2006 pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) com o objetivo de promover ações preventivas à doença renal, celebrado todos os anos na 2ª quinta feira do mês de março.
Em 2022, esta data tão importante será no dia 10 de março e terá como tema “Saúde dos rins para todos: educando sobre a doença renal”.
Assim como na frase que marca a formação de muitos educadores, o tema escolhido para a campanha deste ano enxerga o poder transformador da educação na doença renal em vários aspectos:
● Levar conhecimento básico à população sobre causas da doença e maneiras de preveni-la;
● Focar na formação e atualização de profissionais de saúde sobre a doença renal;
● Formular políticas públicas em saúde a fim de frear a ameaça global que a doença renal representa, uma vez que, atualmente 1 em cada 10 pessoas no mundo sofrem com o problema e a perspectiva é que esse número cresça ainda mais nos próximos anos.
No Brasil, existem hoje cerca de 50 mil pessoas em fila de transplante, e mais da metade desses pacientes aguardam pelo transplante renal!!
Números gigantescos que representam a importância de ações educativas para a prevenção e também para que aqueles que convivem com a doença renal busquem conhecimento para lidar com o tratamento da melhor e mais digna maneira possível.
A missão do Sou Doador é zerar a fila de pacientes à espera de um transplante.
Levar à população brasileira informações de cuidado e prevenção que possam evitar o agravamento e aumento de casos de doenças que ocasionam o transplante faz parte de nossa missão.