Sou Doador » Blog » AS FAMÍLIAS DOADORAS NUNCA PERDEM! – (18 de abril Dia do Enfermeiro de Transplante) – Por Dayana Calado

AS FAMÍLIAS DOADORAS NUNCA PERDEM! – (18 de abril Dia do Enfermeiro de Transplante) – Por Dayana Calado

Olá, meu nome é Dayana, sou enfermeira de Doação de Órgãos há 10 anos! Neste dia do enfermeiro do transplante, gostaria de trazer algumas reflexões sobre o meu trabalho!

Muita gente presume ser difícil fazer o que faço, pois eu sou a última profissional a atender uma família que acaba de passar pelo pior momento de sua vida. Mas a grande verdade é que nesse momento é que eu vivencio o grande aprendizado!

Sim, são as famílias que me ensinam a doar algo que elas ainda querem, que elas ainda amam!

É numa sala de acolhimento que vemos este amor maior acontecendo, pois estamos falando de dar algo que ainda é e sempre será seu! Estamos falando de compartilhar o amor da vida de alguém!

Todo mundo sabe que para um tratamento acontecer é necessário uma equipe capacitada e um paciente disposto a cumprir o que foi proposto, mas no transplante nós presenciamos algo especial:

Um desconhecido que se doa sem saber para quem!

Nós enfermeiros da Doação presenciamos, no nosso cotidiano, este milagre nas pequenas salas hospitalares! “O milagre da terceira pessoa!”

Diante de nós todos os dias, novas chances são dadas. Famílias se unem em um propósito maior!

Pessoas que pensam não terem nada, descobrem que têm tudo!

E vítimas se transformam em heróis!

Todas essas grandes histórias me moldaram para o meu trabalho e para a minha vida!

Ser enfermeiro de doação é todos os dias aprender com as famílias doadoras que elas nunca perdem, elas compartilham o amor. Nas mãos delas, está o milagre de continuar vivendo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.