Você pode fazer a diferença!

Home » Doação de Órgãos » Projeto Vida em Jogo – Por Rochelle Benites

Projeto Vida em Jogo – Por Rochelle Benites


Devido as variáveis dos índices de doação de órgãos e tecidos no País registrarem baixa adesão nos últimos anos, o que eleva a espera dos pacientes em fila de transplante aguardando sua segunda chance,  um grupo independente de pacientes em fila e transplantados teve a iniciativa de formar o Grupo Consciência Doadora.

Esse grupo  hoje é composto por pacientes em fila de transplante, transplantados, profissionais e colaboradores da área da saúde, amigos, simpatizantes e ativistas que buscam motivar ações que visem a adesão de um maior número de pessoas à causa da doação, e por conseguinte à positiva familiar, o que  certamente proporcionará um incremento no número de transplantes realizados e por conseguinte, a doação da vida.

Desta união nasceu a ideia de criar uma ação de intervenção social nos estádios de futebol do Estado, nasce o projeto Vida em Jogo, que tem o apoio da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Bandit’s Films, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Oximed.

Vida em Jogo é uma ação que oferece aos torcedores a oportunidade de ser doador. Tem por finalidade a conscientização sobre a causa de doação de órgãos e tecidos e captação de um  maior número de doadores. Entre as ações já realizadas estão as ocorridas em Porto Alegre ( estádios Arena do Grêmio e Beira Rio do Internacional) e interior do Estado em Pelotas.

No  dia 02/12/2018 no partida entre Grêmio X Corinthians na Arena do Grêmio, com a presença de 35 membros do grupo Consciência Doadora, onde no intervalo do jogo um grupo de 14 pessoas entre pacientes transplantados e profissionais da área de saúde entraram em campo carregando uma faixa Doe Órgãos, Salve Vidas. e um jogral humano com a #1salva8 a fim de esclarecer que um doador de órgãos pode salvar até oito vidas.

No domingo 17/02, ocorreu a segunda edição durante o jogo entre Internacional X Caxias no Beira Rio. Desta vez foram distribuídos materiais informativos com o bonecão Super Doador sobre a conscientização do tema e para chamar a atenção dos torcedores presentes à importância da doação de órgãos e tecidos.

E novamente no intervalo do jogo, um grupo de pacientes transplantados e em fila de espera entrou em campo expondo uma faixa com os dizeres Doe Órgãos, Salve Vidas, o jogral humano com a #1salva8, e dois vídeos foram transmitidos nos telões. Contamos com o apoio de todos, pois essa é uma causa nossa!

Doe órgãos! Salve vidas!

Rochelle Benites – Coordenadora Movimento Consciência Doadora e do Projeto Vida em Jogo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *