Sou Doador » Blog » Nos ajude a aprovar a Lei Tatiane! – ABAIXO ASSINADO

Nos ajude a aprovar a Lei Tatiane! – ABAIXO ASSINADO


Quantas pessoas ainda terão que morrer na fila aguardando por um transplante para que nosso País se posicione e faça algo concreto? Tatiane Penhalosa, 32 anos, morreu depois de esperar por dois anos um coração que não chegou. Ela não foi a única. Só nos últimos quatro anos, 9289 pessoas morreram esperando um órgão – 261 eram crianças. Enquanto isso, 43% população brasileira ainda nega a doação de órgãos de um familiar. Negativas que poderiam ter sido evitadas e poderiam assim ter salvo a vida de Tatiane e milhares de brasileiros.

Link para ABAIXO ASSINADO – http://chng.it/6x2Q65xDvy

Toda família brasileira deve ter seu direito de escolha sobre doação de órgãos resguardado e garantido. Mas, não existe liberdade de escolha se não há informação. A maioria das famílias que negam o fazem por desconhecimento sobre o tema. Falhamos em informar e por isso falhamos em salvar.Tatiane e tantos outros morrem todos os anos de uma morte completamente evitável. E isso é inaceitável! 

Doação de órgãos e Transplante deve ser tema de ensino nas escolas públicas e privadas de todo país e pauta de discussão no ambiente acadêmico, de forma a contribuir para o esforço de construção de uma cultura doadora. É na escola que se deve aprender: o que é uma doação de órgãos; desmistificar tabus; dialogar sobre ética, saúde, compaixão; explicar como funciona o processo e qual o impacto de um transplante na vida de milhões de brasileiros. Crianças, adolescentes e jovens são formadores de opinião e assim levam o tema, que versa sobre amor ao próximo e empatia, para dentro de seus lares. É com Ciência que se combate tabu e falta de informação! 

Para mudar essa realidade lutamos pela aprovação da Lei Tatiane (PL 2839/2019) que institui o Programa de Ensino e Conscientização sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos no currículo escolar e acadêmico brasileiro. (Parceria do Deputado Federal Ricardo Izar com o Projeto Sou Doador)

Chega de assistir pais enterrando seus filhos, pessoas enterrando o amor de suas vidas, filhos e netos enterrando precocemente seus familiares! Isso não precisa acontecer! Nós podemos fazer algo!

Nos ajude a aprovar a Lei Tatiane! A sua assinatura pode literalmente ajudar a salvar milhões vidas, sonhos e histórias!

Link para ABAIXO ASSINADO – http://chng.it/6x2Q65xDvy

Assine! Compartilhe! Divulgue!

Link do texto completo do PL 2839/2019 –
https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1747309&filename=PL+2839/2019

Link da tramitação do Projeto de Lei 2839/2019 – https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2203087

7 comentários em “Nos ajude a aprovar a Lei Tatiane! – ABAIXO ASSINADO”

      1. Olá Ricardo! Muito bacana! Sua família já sabe que você deseja ser doador? Eles saberem é o mais importante. ; )

        Para participar você pode nos ajudar a divulgar o abaixo assinado para a Lei Tatiane. Acreditamos que levar o tema às escolas será a melhor forma de conscientizar e prover acesso à informação a todos!

        Segue link para o abaixo-assinado: http://chng.it/6x2Q65xDvy

    1. Sou doadora. Sei da luta de quem precisa de um transplante.
      Eu como mãe , de quem perdeu uma filha aguardando na fila por um transplante , mais do que nunca , quero participar da campanha . Conscientização , humanização e empatia fazem a diferença em nossas vidas.

      1. Olá Daisy! Sentimos muito pela sua perda e concordamos com suas palavras: a conscientização e a humanização fazem a diferença! Você é mais do que bem vinda no nosso time! Entraremos em contato! Grande abraço de toda equipe do Sou Doador!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *