Você pode fazer a diferença!

Home » Doação de Órgãos » DOAÇÃO DE ÓRGÃOS DE A À Z – Por Luma Eccel

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS DE A À Z – Por Luma Eccel

(A)MOR AO PRÓXIMO: Essa é a melhor forma de definir o que caracteriza uma doação!

(B)RASIL: É referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Os pacientes recebem assistência integral e gratuita. Incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante, pela rede pública de saúde.

(C)OMERCIALIZAR ÓRGÃOS É CRIME! A doação é normatizada pela Lei 9.434/97, não permitindo o comércio.

(D)ESEJO: É importante manifestar seu desejo em vida, para que a família esteja confortável em saber que está fazendo a sua vontade.

(E)MPATIA: É saber se colocar no lugar do outro. Você sabia que é mais provável alguém vir a precisar de um órgão do que efetivamente virar um doador? Hoje é um desconhecido, mas amanhã pode ser algum amigo, parente próximo ou até mesmo você. Pense também sob essa perspectiva!

(F)AMÍLIA: Desde 2001, com a instituição da Lei 10.2011/01 a doação é responsabilidade da família. Só ela tem o poder de autorizar uma doação de órgãos, avise a sua!

(G)ENEROSIDADE: A doação é o maior ato de generosidade que existe, é fazer o bem sem olhar a quem!

(H)OJE quase metade das famílias ainda dizem “não” para a doação de órgãos. Esse dado se justifica principalmente pelos tabus que rodeiam o tema, e que precisam ser desmistificados.

(I)NFORMAÇÃO: É necessário conscientizar sobre a importância da doação de órgãos no Brasil e também sobre os procedimentos que devem ser tomados por quem deseja doar. Só existe liberdade de escolha se existir informação!

(J)OVENS, IDOSOS, ADULTOS, CRIANÇAS… todos podem doar! A situação dos órgãos será verificada por uma equipe médica especializada.

(L)EVE E LINDO: É assim que o tema da doação de órgãos é, e é assim que ele deve ser tratado.

(M)ORTE ENCEFÁLICA: É diferente de coma. O coma é reversível, a morte encefálica não. Na morte encefálica ocorre uma perda definitiva das funções do cérebro, por isso é possível fazer a doação, e o processo para o diagnóstico é 100% seguro.

(N)ÃO ONEROSO: Não há custos para a família quanto à doação de órgãos e tecidos.

(O)RGÃOS que podem ser doados após a morte: o coração, os dois pulmões, o fígado, os dois rins, o pâncreas, o intestino, e os tecidos como córneas, ossos, pele e válvulas cardíacas. Para doar em vida, é necessário ser parente até o quarto grau ou, então, somente com autorização judicial. O doador vivo pode doar um dos dois rins, parte do fígado, parte da medula óssea, ou parte do pulmão, desde que não prejudique sua própria saúde.

(P)ROCESSO: O processo de doação de órgãos é seguro, auditado e acompanhado pelo Ministério Público. Além disso, a Lei concede maior segurança a todos os envolvidos, tanto para o doador quanto para o receptor e para os serviços de transplantes.

(Q)UARENTA MIL: Esse é o número de pessoas em nosso país que aguardam na fila de espera para um transplante.

(R)ELIGIÃO: Nenhuma religião é contra a doação de órgãos!

(S)ALVA ou melhora a vida de até 20 pessoas, com apenas um doador!

(T)RANSPLANTE DE ÓRGÃOS: É muitas vezes a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação.

(U)NICA FILA: A fila de transplantes é única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado e controlada elo Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Não há como furar, não importa se você é rico ou pobre, político ou empresário. O requisito é a compatibilidade, e só passa na frente quem estiver com maior risco de vida.

(V)IDA: é um ciclo! Você nasceu porque alguém lhe deu a vida, tem algo mais bonito que fechar esse ciclo doando vida para alguém também?

(X) DA QUESTÃO: Diariamente 8 pessoas falecem esperando um órgão, e 43% das famílias ainda dizem “não”, mas você pode reverter essa estatística! Por falta de informação muitas vezes as famílias não estão preparadas para realizar o processo de doação, realidade que pode ser transformada quando trazemos o assunto para discussão.

(Z)ERO DÚVIDAS! É esse o objetivo. Acabar com dúvidas, dialogar em casa ou entre amigos, desmistificar mitos, receber informações, ler mais sobre o assunto, e assim iremos desconstituindo alguns medos e tabus, e construindo a tão sonhada Cultura Doadora no Brasil, para que mais vidas sejam salvas através desse gesto nobre, que é a doação de órgãos.

#soudoador #soudoadororg #doeorgãos #salvevidas #sejaumheroi #avisesuafamilia #1salva8 #doação #doaçãodeorgãos #transplante #transplantados #orgãos #deixevivo #avidacontinua #sus #sistemaunicodesaude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *