Sou Doador » Blog » DOAÇÃO DE PELE HUMANA BRASILEIRA SALVA VÍTIMAS DO ACIDENTE NO PERU – Por Biólogo Carlos Corsi

DOAÇÃO DE PELE HUMANA BRASILEIRA SALVA VÍTIMAS DO ACIDENTE NO PERU – Por Biólogo Carlos Corsi

No último sábado, dia 25/01/2020, esforços do Governo Brasileiro junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e aos Bancos de Tecidos Humanos do país, se juntaram em favor de crianças e adultos peruanos, vítimas do acidente com caminhão de gás em Lima, que deixou cerca de 50 feridos e 14 mortos.

A ação rápida e humanista brasileira para a tragédia foi, a princípio, o envio de 20 mil centímetros quadrados de pele humana, provenientes dos cinco Bancos de Tecidos existentes no Brasil, além da posição de vanguarda para casos de queimaduras mais graves que necessitem de locomoção.

Em caso de queimaduras extensas, o transplante de pele é a melhor opção terapêutica de tratamento, pois funciona como um “curativo biológico” colocado sobre essas lesões. Por criar uma barreira protetora, a pele enxertada proporciona a redução de entrada de agentes infecciosos no organismo do indivíduo, aliviando dores, além de acelerar o processo de cicatrização/recuperação, diminuindo o tempo de internação e, consecutivamente salvando a vida do paciente.

Banco de Tecidos especializados na captação, processamento e distribuição de pele (assim como de outros tecidos: córneas, ossos, vasos, …) dependem exclusivamente
das doações vindas de pacientes com morte encefálica, para ofertar à quem precisa.

Porem, a doação desses tecidos ainda é de difícil aceitação para os familiares, que imaginam, principalmente, que o corpo estará desfigurado na hora da entrega, prejudicando assim a imagem e identidade do doador, mas isso NÃO é verdade!

Após a autorização da família, a pele é retirada apenas do dorso das coxas e das costas, não deixando marcas aparentes na imagem do doador.

Diante de tragédias como essa no Peru, assim como, o triste acidente na Boate Kiss, vale refletirmos sobre quão preciosa é a doação para quem necessita e quão é importante mantermos bons estoques desses materiais nos Bancos de Tecidos.

Por isso, esforços constantes das equipes de doação e transplantes, assim como, da movimentação da mídia em favor da temática colocam a doação de órgãos e tecidos em pauta na sociedade, favorecendo assim a declaração de aceitação para esses fins ainda em vida.

Declare-se doador também de tecidos para sua família!

“Nada é mais precioso do que aquilo que
carregamos dentro de nós.
Doe Órgãos e Tecidos
Avise sua Família!”

#doaçãodepele #doaçãodetecidos #sejadoador #avisesuafamília #soudoadororg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *