Sou Doador » Blog » SAÚDE DOS RINS – TENHO UM RECADO PARA VOCÊ! – Por Priscila Pignolatti

SAÚDE DOS RINS – TENHO UM RECADO PARA VOCÊ! – Por Priscila Pignolatti

Eu tinha HIPERTENSÃO ARTERIAL!

Recebi esse diagnóstico aos 20 anos de idade. Sem histórico na família, ativa fisicamente, alimentação boa… não havia aparente motivo. Exames de sangue estavam 100%, incluindo a CREATININA (exame utilizado para avaliação da função renal).

Uma cardiologista “inquieta” não se acomodou com esse diagnóstico e me revirou do avesso! Fiz exames de tudo o que vocês possam imaginar. E daí, numa manhã de inverno, passando pelo exame de ULTRASSOM ABDOMINAL TOTAL, escuto do médico: “Você já sabia que tem vários cistos nos rins e pâncreas, né?”.

Silêncio… meu coração gelou não por causa daquele inverno frio que estava e pra falar a verdade nem lembro o que eu respondi para aquele médico.

E daí veio o diagnóstico final: DOENÇA RENAL POLICÍSTICA que era a causadora daquela Hipertensão inicialmente inexplicada.

E porque estou lembrando isso hoje? Porque hoje é o DIA MUNDIAL DO RIM. E descobrir precocemente a minha doença foi essencial para todo o meu tratamento. Me deu a chance de me preparar para o futuro, de planejar, de pesquisar doadores na minha família, de tomar as decisões em conjunto com a equipe de Nefrologia que me acompanha que no meu caso era de PULAR A HEMODIÁLISE e ir direto para o TRANSPLANTE, de preparar meu corpo para a cirurgia… Isso me proporcionou uma transição de RENAL CRÔNICA EM TRATAMENTO CONVENCIONAL para RENAL CRÔNICA TRANSPLANTADA mais tranquila, planejada, organizada. E como consequência, uma recuperação muito mais rápida porque eu me preparei para isso física e mentalmente.

Tudo isso foi possível devido a exames preventivos. E são exames tão simples.

Geralmente vejo as pessoas fazendo check ups anuais cardíacos, ginecológicos, oftalmológicos… mas não vejo as pessoas preocupadas com os RINS. A doença renal é silenciosa, geralmente assintomática, não causam dor.

Então este post de hoje é para te instigar a pensar sobre a saúde dos seus rins. Cuide deles! Faça exames preventivos! E acredite, não basta apenas beber bastante água…

Obs.: Ah! A hipertensão arterial? Foi embora! Depois do transplante.

#diamundialdorim#nefrologia#saudedosrins#dmr2020#worldkidneyday#transplante#saude#nadapedalacorre#atletatransplantada#rinspolicisticos#sbnefro
#prevencao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *