Sou Doador » Blog » NUTRIÇÃO, COVID-19 E CUIDADOS COM A IMUNIDADE – Por Nutricionista Beatriz Leite.

NUTRIÇÃO, COVID-19 E CUIDADOS COM A IMUNIDADE – Por Nutricionista Beatriz Leite.

Em tempos de pandemia, todo mundo quer saber: existe algum suplemento ou alimento que aumentam a imunidade?

Não existe nenhum alimento, suplemento ou fitoterápico milagroso que fará sua função de forma isolada. Tudo deverá fazer parte de um contexto! Um fato importante é que a imunidade inata é dependente de NUTRIENTES. E parte fundamental dessa resposta imunitária inata acontece dentro do INTESTINO. Assim, ter uma boa saúde intestinal e ter o consumo adequado de vitaminas e minerais é FUNDAMENTAL para garantir um sistema imunológico eficaz!

Os probióticos, prebióticos e as fibras são boas estratégias para garantir uma adequada saúde intestinal e imunológica. Além das fibras, alguns estudos ainda mostram que a vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina D, magnésio, selênio e zinco, são importantes na prevenção de infecções virais.

O própolis, glutamina, spirulina, geleia real, gengibre e açafrão também parecem ter efeitos promissores. Entretanto, todos esses devem fazer parte do contexto de alimentação saudável, ok?

Nada de sair suplementando sem a orientação de um profissional! Se você tiver uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras e sementes, rica em vitaminas, minerais e fitoquímicos, provavelmente você já estará suprindo sua necessidade diária de nutrientes, e consequentemente, garantindo uma sistema imunológico funcional.

Agora, se você é daqueles que come tudo de forma desequilibrada, talvez você precise rever seus hábitos e nesse caso será necessário tomar alguns suplementos durante esse período. Outro detalhe muito importante: nada de fazer restrições alimentares e dietas malucas nesse momento! Dietas restritas podem piorar a imunidade! Além da alimentação equilibrada, é essencial citar que o consumo hídrico e o sono adequado são muto importantes para garantir seu sistema imunológico em dia.

Por fim, vale lembrar: lavem as mãos, fiquem em casa e cuidem-se!

#covid19 #coronavirus #soudoador #soudoadororg #imunidade #nutrição #alimentação #cuidadoscomasaude #dororgaos #salvevidas #sejaumheroi #avisesuafamilia #transplante #transplantados #sus #sistemaunicodesaude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *