Sou Doador » Blog » UM SONHO REALIZADO: A PRIMEIRA TURMA DE EXERCÍCIOS PARA TRANSPLANTADOS “PROJETO #semexeTX” – Por Liège Gautério

UM SONHO REALIZADO: A PRIMEIRA TURMA DE EXERCÍCIOS PARA TRANSPLANTADOS “PROJETO #semexeTX” – Por Liège Gautério

Desde que transplantei há 8 anos, nutri um sonho, mais um dos tantos que a nova vida proporciona-nos: abrir uma turma de exercícios físicos para transplantados.

Como educadora física e praticante de atividade durante toda a minha vida, pude sentir no meu organismo os benefícios que essa prática oferece. Está comprovado através de estudos que aqueles que se exercitam têm menos intercorrências, ficam um tempo menor internados e apresentam uma recuperação mais rápida comparado a um indivíduo sedentário.

O exercício melhora a imunidade, a qualidade do sono, previne osteoporose, socialização, enfim, poderia listar dezenas de benefícios. Percebi que muitos transplantados pulmonares após a alta hospitalar, param com os exercícios físicos que são de fundamental importância para a expansão e o bom funcionista dos novos pulmões.

Quis contemplar esse público com uma turma voltada especificamente para ele. Não que um outro colega da área não saiba prescrever um treino para transplantados. Mas, acredito que um profissional transplantado como eu, possa oferecer um acolhimento e um entendimento maior desse universo. Com base nestes propósitos, “nasceu” a primeira turma de exercícios para Transplantados de Porto Alegre.


Foi uma experiência incrível ver ali pessoas que antes possuíam tantas limitações, agora executam os movimentos que seus corpos permitem, enquanto muitas pessoas com órgãos saudáveis estão sedentárias.
Foi um exemplo de vida e um incentivo para certificar-me que estou no caminho certo.

Gratidão! Nasce o projeto #semexeTX

#timebrasilatletastransplantados #esporteparatransplantados #exerciciosparatransplantados #saude #esporte #educaçãofisica #educadoresfisicos #dororgãos #salvevidas #avisesuafamilia #sejadoador #sejaumheroi #soudoador #soudoadororg #sus #sistemaunicodesaude

1 comentário em “UM SONHO REALIZADO: A PRIMEIRA TURMA DE EXERCÍCIOS PARA TRANSPLANTADOS “PROJETO #semexeTX” – Por Liège Gautério”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *