Sou Doador » Blog » LIDANDO COM O ISOLAMENTO SOCIAL E A SUA MENTE FRENTE A PANDEMIA – Por Inês Costa – Transplantada Renal e Psicóloga.

LIDANDO COM O ISOLAMENTO SOCIAL E A SUA MENTE FRENTE A PANDEMIA – Por Inês Costa – Transplantada Renal e Psicóloga.

Estamos passando por uma situação da qual não temos controle, a única coisa que podemos fazer é ficarmos em casa, e este momento requer que tenhamos um equilíbrio emocional para que nossa saúde mental não seja prejudicada.

Os aspectos psicológicos gerados pela pandemia e pelo isolamento social são diversos. Nós por sermos transplantados e estarmos no grupo de risco, inclusive vivenciamos essas emoções de forma aumentada, como ansiedade, medo, culpa, tristeza e diversas outras, porém, precisamos usar vários mecanismos para evitar que isso nos abale. Quarentena significa um ritmo de vida diferente, uma oportunidade de olharmos para nós mesmos e refletirmos sobre nossos relacionamentos sociais e familiares, e até mesmo sobre o que tem de mais profundo de nós mesmos.

Reservem um tempo só para você, escolha o espaço preferido de sua casa e possibilite auto avaliar, refletir e sentir toda paz que existe dentro de ti. Fique em silêncio, aprenda a reconhecer teus medos e todos os sentimentos que se apresentarem, crie uma rotina diária, aproveite para fazer as coisas que você gosta. Tente manter a normalidade, por mais difícil que seja, torne-se útil, assim o pensamento sai da zona de conflito e faz com que a sensação de impotência, que muitas vezes carregamos, diminua.

Treine a resiliência, veja como você é capaz de adaptar-se às mudanças. Não se isole emocionalmente, ligue, mande mensagem, faça chamadas de vídeo, sinta-se amado pelas pessoas que mesmo longe te querem por perto. Selecione as informações sobre todo este caos, não assista todas as notícias e cuidado com as fake news. Pergunte-se: Que contribuição eu posso ser para o mundo perante esta situação? O que eu não estou vendo que sou capaz de fazer? Quantas situações você superou com sucesso na vida?

INÊS COSTA – Transplantada Renal e Psicóloga CRP 07/26827
Especialista em Direito Médico e da Saúde
Consteladora Familiar em formação
@psicoinescosta

#soudoador #soudoadororg #transplante #transplantados #psicologia #mente #angustia #medo #depressão #solidão #isolamentosocial #ansiedade #sentimentos #sejadoador #doeorgãos #salvevidas #sejaumheroi #avisesuafamilia #sus #sistemaunicodesaude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *