Sou Doador » Blog » REABILITAÇÃO E FORÇA DE VIVER – Por Dr. Tadeu Fernandes

REABILITAÇÃO E FORÇA DE VIVER – Por Dr. Tadeu Fernandes

O transplante cardíaco serve como terapia defitiva nos casos em que a farmacoterapia e outras técnicas de estimulação cardíaca artificiais ja não são mais suficientes para proporcionar sobrevida e qualidade nos estágios mais graves de falências ventrículares!

Após um dos procedimento mais invasivos, tanto do ponto de vista cirúrgico como psicólogico, como se dá sua recuperação? Seria possivel o retorno a uma vida quase normal, sabendo da quantidade de exames anuais e a lista de medicamentos com todos o seus efeitos​ colaterias? A resposta é sim!!

Uma das pessoas que me mostrou isso de fato foi Isabelli, seu transplante foi o último que participei como cirurgião. Começamos passo a passo, com o auxílio da Ergoespirometria, medidas nutricionais, acompanhamento cardiológico e ainda contamos com uma condição emocional construtiva e imensurável garra de viver que ela possui.

Os resultados foram de fato impressionantes, os treinamentos aeróbicos aumentaram sua capacidade cardiorrespiratória a níveis supranormais, sua massa muscular antes sarcopênica pelas doses de corticoide já não deixam dúvidas que ela está assumindo um corpo atlético e sem limitações!

Acreditar e não desistir diante das adversidades foi e está sendo o segredo, programas médicos bem desenvolvidos existem para ajudar e fazer isso acontecer, porém sem a força psicólogica diária nada seria possível! Não somente para quem passou por algo tão impactante, mas todos que possuem metas de vida e anseiam por conseguir!

Dr Tadeu Fernandes
@tadeufernandes_goal4

#transplantedecoração #reabilitação #forçadeviver #qualidadesevida #bemestar #doaçãodeórgãos #soudoadororg

3 comentários em “REABILITAÇÃO E FORÇA DE VIVER – Por Dr. Tadeu Fernandes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *