Sou Doador » Blog » E OS ALIMENTOS? SERÁ QUE VOCÊ TEM FEITO A CORRETA HIGIENIZAÇÃO? Por Nutricionista Luísa Tonello Vargas Negri

E OS ALIMENTOS? SERÁ QUE VOCÊ TEM FEITO A CORRETA HIGIENIZAÇÃO? Por Nutricionista Luísa Tonello Vargas Negri

Em tempos de pandemia, muito tem se falado sobre higienização de alimentos após a chegada da feira ou do mercado em casa. Sabemos que a falta dessa higienização adequada pode ser a porta de entrada de vários tipos de vírus ou micro-organismos.

Entendemos que não basta utilizar somente água corrente para higienização de frutas, legumes e verduras. Afinal, a água retira apenas sujeiras superficiais.

Segundo a OMS , devemos usar hipoclorito de sódio, mais conhecido como água sanitária. Pela legislação vigente, a medida correta é: 1 colher de sopa rasa de hipoclorito de sódio com concentração entre 2,0 e 2,5% para cada 1 litro de água. A água sanitária comercial deve ter entre 2,0 e 2,5% de hipoclorito de sódio, porém sempre confirme esta concentração no rótulo. Pode ser que encontre a 1%, nesse caso é só colocar o dobro.

Então, como devemos proceder?
Primeiro faça a seleção e a lavagem manual em água corrente de folha por folha, cacho por cacho, fruta por fruta, verdura por verdura. Estas etapas são fundamentais para que quaisquer larvas, insetos ou parasitas sejam eliminados. Já na etapa de desinfecção, as bactérias e outros micro-organismos são reduzidos a um número aceitável para que a nossa saúde não esteja em risco.

Não esqueça também de manter os alimentos na solução clorada por pelo menos 15 minutos e de enxaguar adequadamente para que não fiquem resíduos do produto nos alimentos.

Nutricionista Luísa T. Vargas Negri
Instagram: @luisavargas_nutri

#soudoador #soudoadororg #nutrição #doeorgãos #salvevidas #avisesuafamilia #transplante #transplantados #oms #cuidadoscomasaude #nutrição #alimentação #saudeemequilibrio #estilodevidasaudavel #sus #sistemaunicodesaude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcações: