Sou Doador » Blog » MÁSCARAS ALÉM DA PROTEÇÃO. SERIA UMA NOVA TENDÊNCIA? – Por Luma Eccel

MÁSCARAS ALÉM DA PROTEÇÃO. SERIA UMA NOVA TENDÊNCIA? – Por Luma Eccel

Quando imaginaríamos que o uso de máscaras sairia do nosso “look” pós transplante direto para as ruas de todo o mundo? ;p

Brincadeiras à parte, o fato é que o uso delas tem sido essencial para o momento no qual vivemos, mesmo não havendo máscaras cirúrgicas suficientes para o uso de todos, com muita criatividade e espírito de solidariedade surgiram diversas outras opções.

Com certeza você conhece alguém que faz, alguém que vende, que doa, ou você mesmo já fez a sua própria máscara caseira, por exemplo, de diversas cores, tecidos e estampas, até mesmo lenços ou algo que as substitua, a finalidade é uma somente: a proteção!

Em alguns países da Ásia, como no Japão, o uso de máscaras é comum, pois culturalmente existe a ideia de não causar “incômodo” aos outros. Assim, quando alguém está doente usa o acessório para não infectar e não passar germes adiante, e evitar a importunação de outra pessoa ser infectada por culpa sua. É um ato de respeito e amor ao próximo.

No Brasil, não temos esse costume e por isso logo após o transplante no período em que nossa imunidade está mais baixa, somos orientados a usar máscaras para não contrairmos aquelas doenças de quem espirra e tosse em qualquer lugar.
Quanto ao momento atual, já se tem evidências suficientes de que a Covid-19 consegue ser transmitida mesmo quando o paciente não tem sintomas nenhum, por isso o uso generalizado de máscaras é o ideal, pois impede que essas pessoas saiam espalhando gotículas de vírus mesmo sem saber se estão infectadas.
A forma correta de higienizar as mãos e os alimentos, e também a forma adequada de espirrar e tossir, e agora o uso de máscaras, talvez gere uma mudança de costumes e venha para ficar. Ótimo, pois a população começa a barrar não somente o Coronavírus, mas também uma série de outros vírus que circulam por aqui.

Comece pelas suas atitudes: se precisar frequentar ambientes públicos e entrar em contato com outras pessoas, proteja-se, esteja consciente de que precisamos cuidar uns dos outros. Vai que essa moda pega?

#soudoador #soudoadororg #mascaras #proteção #virus #contagio #saude #prevenção #transplante #transplantados #coranavirus #covid19 #sus #sistemaunicodesaude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *