Você pode fazer a diferença!

Home » Doação de Órgãos e Tecidos » A VOVÓ DOADORA E MAIS FELIZ DESTE MUNDO (Especial Dia dos Avós) – Por Valquíria Serravalle

A VOVÓ DOADORA E MAIS FELIZ DESTE MUNDO (Especial Dia dos Avós) – Por Valquíria Serravalle

Minha família é muito grande e unida, somos de Alagoinhas-BA. Tenho cinco filhos e sete netos.

Em 2011 ao voltar de uma viagem fui recebida no aeroporto por todos com cartazes, flores e muita alegria. Notei que meu neto Fernando estava com os pés inchados, fiquei preocupada, mas minha filha já estava investigando. Após alguns exames, a suspeita se confirmou, era um caso renal, esclerose glomerular.

E aí, começamos uma grande luta de idas e vindas para tratamento, muita medicação, porém, sem melhora. Iniciou a diálise peritonial, e foi uma reviravolta na família: adaptação da casa e da família para melhor atendê-lo. Não foi fácil ver meu neto querido lutando, vê-lo ligado à máquina a noite inteira. Era de partir o coração, ele só tinha 13 anos de idade.

Ir ao Colégio era cada dia mais difícil, o corpo dele cada vez mais debilitado até que teve uma infeção: peritonite. Mais um capítulo duro, 29 dias de hospitalização, passei todos os dias com ele. Evoluiu à hemodiálise e fazia questão de acompanhá-lo, três dias por semana. Até que entrou para a fila do transplante.

O tempo passava, ele já com 17 anos e nada de um doador. Até que ouvi o médico comentando que Fernando não suportaria muitos anos na diálise. Naquele dia, ao chegar em casa, reuni todos os filhos e falei sobre o transplante entre familiares. Todos ficaram atônitos. Não pensei duas vezes, decidi que eu mesma doaria meu rim à meu neto. Fiz todos os exames e comuniquei a minha decisão: doarei um rim a Fernando.

Todos ficaram bem preocupados pelo receio com a minha idade, pois eu estava com 66 anos e o indicado seria até os 60. Mas, fui firme em minha decisão. Após exames criteriosos e aprovação médica, doei meu rim a meu neto em 28 de Julho de 2016.

Meu neto hoje é saudável, universitário e eu a vovó mais feliz deste mundo. Com meus 70 anos e uma certeza: foi a decisão mais acertada da minha vida e FARIA TUDO NOVAMENTE.

Agradeço a DEUS pela oportunidade de servir.

#diadosavós #doeorgãos #salvevidas #sejadoador #avisesuafamilia #1salva8 #transplanterenal #transplante #transplantados #irc #soudoador #sus #sistemaunicodesaude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *