Sou Doador » Blog » A PSICOTERAPIA NA FILA DE TRANSPLANTE – Por Inês Costa (Especial Dia Nacional do Psicólogo)

A PSICOTERAPIA NA FILA DE TRANSPLANTE – Por Inês Costa (Especial Dia Nacional do Psicólogo)

Sempre digo que não fui eu que escolhi a psicologia, e sim ela que me escolheu. E hoje repito isso! Durante minha graduação descobri que era portadora de doença renal e foi por meio da psicologia que eu vivi todos os processos da descoberta do diagnóstico.

Vivi o luto da perda da minha função renal, neguei, isolei-me do mundo, senti medo, fiquei ansiosa e questionei-me. Enfim, vivenciei cada sentimento como se fosse único e com ajuda psicoterápica cheguei à elaboração da aceitação a qual foi o meu ápice de libertação. Descobri as capacidades que meu corpo e minha mente juntos poderiam realizar através da minha busca pela minha melhor qualidade de vida. Quando cheguei ao transplante, a aceitação já fazia parte de mim e entender o processo pelo qual meu corpo estava passando foi mais fácil. Aceitei a transformação sem medo de ir além buscando fazer coisas que eu jamais imaginava e superar a mim mesma.

Quero neste dia salientar a importância do psicólogo juntamente ao receptor de um órgão em todas as fases do transplante, pois passam por um processo de mudanças, autoconhecimento e descobertas. Os transplantados lidam com sentimentos que jamais imaginavam, reencontram o seu ser mais íntimo e juntamente com o acompanhamento psicológico conseguem passar por esse processo com mais segurança.

Do outro lado, está a família dos doadores passando por um momento de dor pela perda um ente querido. Então, vem o assunto sobre a doação de órgãos e ali, mais uma vez, a presença de um Psicólogo é muito importante. Porque é preciso ouvir empaticamente e assim construir uma ponte de fortalecimento para esses familiares, buscando manter um diálogo de esperança por meio do sim que eles podem dar para que outra vida continue.

É um momento de ressignificação da vida para ambas as partes. E assim hoje, entrelaçando minha vida pessoal com minha profissão, parabenizo todos os meus colegas por essa linda profissão que exercemos, lembrando sempre que vivemos uma constante evolução.

Feliz dia do Psicólogo, feliz dia daquele que consegue tocar em cada ser humano com a alma!

(Inês Costa é Psicóloga, Colaboradora no Soudoador.org e Transplantada Renal há dois anos).

soudoador #felizdiadopsicologo #dianacionaldopsicologo #diadopsicologo #psicoterapia #psicologosdobrasil #doeorgãos #salvevidas #sejadoador #avisesuafamilia #transplante #transplantados #irc #doençarenal #sus #sistemaunicodesaude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *