Sou Doador » Blog » SETEMBRO VERDE – O FUTURO É AGORA

SETEMBRO VERDE – O FUTURO É AGORA

O Brasil é o segundo país do mundo que mais realiza transplantes, no entanto quando o tema é doação ainda temos uma longa lição de casa a fazer. Os dados revelam que 36% das famílias entrevistadas ainda nega a doação de órgãos de um familiar.*

Lutamos todos os anos para conscientizar. São lindas campanhas, ações e diversas iniciativas pelo país. Centenas de mobilizadores e influenciadores pela causa. Organizações do terceiro setor, apoio de empresas privadas. E ainda assim é preciso mais. Por quê? Porque perdemos a batalha a cada vida perdida na fila. Perdemos como sociedade a cada talento desperdiçado.

E se a cura do câncer estivesse na fila de espera? Naquele jovem que sonha em ser cientista e falhamos salvamos. E se o próximo Machado de Assis estivesse na fila de espera? Na jovem escritora cujos livros nunca lemos. Tantos sonhos, tanta potência. Perdemos. Perdemos todos nós, porque falhamos em informar.

Se quisermos fazer diferente é preciso um salto de conscientização. Nosso trabalho de formiguinha já está ultrapassado. É preciso construir uma nova realidade onde possamos garantir que todo brasileiro será em algum momento de sua vida impactado acerca do tema da doação e sobre sua escolha individual e tão preciosa sobre ser um doador.

E que lugar poderia existir melhor que a escola? Que melhor lugar para ensinar o que é uma doação de órgãos; como funciona; dialogar sobre ética, saúde e compaixão? Crianças, adolescentes e jovens são formadores de opinião em suas casas e levam o tema para o seio da família.

Por isso convidamos a todos para lutarem conosco pela aprovação da LEI TATIANE. É hora de unirmos nossas forças para dar esse salto de conscientização! A LEI TATIANE (PL 2839/2019)** insere o tema da Doação de Órgãos e Tecidos no currículo escolar e acadêmico brasileiro. Ensinando a crianças e jovens sobre o dom que todos carregamos de doar Vida. E formando uma nova geração de profissionais da saúde com esse olhar e treinamento para a Doação e o Transplante.

Se quisermos em 10 anos encher a boca de orgulho para dizer que O BRASIL É LÍDER EM DOAÇÃO DE ÓRGÃOS NO MUNDO, a hora é agora. Nos ajude a construir essa nova realidade!

Assine o abaixo assinado => http://chng.it/X2xsvkMVVN

Divulgue! Compartilhe! O futuro começa agora!

leitatiane #doacaodeorgaos #conscientizacao #escolas #culturadoadora #soudoadororg

setembroverde #vamosjuntos #ahoraéagora

  • Dados do Registro Brasileiro de Transplantes de Janeiro a Junho de 2020 (ABTO)
    ** O projeto de Lei Tatiane é de autoria do Sou Doador com o Deputado Ricardo Izar e institui o Programa de Ensino e Conscientização sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos no currículo escolar e acadêmico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *