Sou Doador » Blog » DIÁLOGOS FAMILIARES QUE SALVAM VIDAS – Por Victor Sousa

DIÁLOGOS FAMILIARES QUE SALVAM VIDAS – Por Victor Sousa

Tudo começou, no final de 2016, com uma tosse seca. Foram aparecendo outros sintomas como cansaço e falta de ar e foi aumentando a intensidade rapidamente! Fui a uma emergência e, por meio de exames, detectaram que era Miocardite Viral, ou seja, um vírus (não identificado) atacou o meu coração causando a inflamação dele.

Viver com a doença cardíaca foi bem limitante! Eu não podia fazer as coisas mais simples que todos fazem. Muitas vezes não damos valor às pequenas coisas do cotidiano, como por exemplo, beber água livremente, caminhar, fazer algum esforço sem passar mal, tomar banho em pé sem cansaço extremo e dormir deitado como todos.

Não é fácil perder essa autonomia! Saber que necessitaria de um transplante foi assustador! Mas depois vi que essa seria a minha única chance de ter de volta a qualidade de vida que eu havia perdido.

No começo de 2019, com os mesmos sintomas do começo da doença, fui internado e descobri que meu coração estava muito fraco. Fiquei com medicação na veia para dar força ao coração. Descobri que precisaria entrar na fila de transplante às pressas e que somente sairia do hospital transplantado.
Mesmo medicado, piorei rapidamente e foi necessário ir para a UTI, porém, em 4 dias de fila chegou o meu coração e a minha vitória!

Hoje com 1 ano e 8 meses de transplante, consigo fazer e comer o que quero, obviamente com cuidados com a minha saúde como qualquer pessoa saudável deve ter! Consigo caminhar, consigo tomar água livremente, consigo tomar banho sozinho e em pé sem cansaço e dormir normalmente. O transplante devolveu-me a autonomia que a doença havia me roubado. O SIM à doação e o trabalho de muitos permitiram-me mais anos de vida. Sou muito grato a todos!

Muitas pessoas ainda aguardam na fila de transplante por esse SIM que pode trazer de volta a qualidade de vida. Nós podemos contribuir para que essa espera diminua. Com o simples ato de avisarmos nossas famílias nos tornaremos doadores, pois somente eles poderão autorizar a doação caso algo nos aconteça! A doação de órgãos salvou a minha vida e pode salvar a vida de muitas outras pessoas.

DOE ÓRGÃOS, SALVE VIDAS!

soudoador #doeorgãos #salvevidas #avisesuafamilia #simparadoação #1salva8 #miocarditeviral #transplantecardiaco #transplantados #sus #sistemaunicodesaude

2 comentários em “DIÁLOGOS FAMILIARES QUE SALVAM VIDAS – Por Victor Sousa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *