Sou Doador » Blog » A DESPEDIDA DE UM GUERREIRO E A GRATIDÃO POR UM NOVO CORAÇÃO – Por Diego Valente

A DESPEDIDA DE UM GUERREIRO E A GRATIDÃO POR UM NOVO CORAÇÃO – Por Diego Valente

Em outubro de 2018, após 74 dias internado esperando por um transplante, recebi a notícia de que o SIM para a doação de órgãos havia sido dito por uma família generosa. A partir daquele “sim”, a fila de espera andou e chegou a minha vez de receber um novo coração. Muita gratidão a essa família.

Senti naquele momento uma enorme paz e muita leveza dentro de mim. Leveza que não condizia com quem estava prestes a entrar para uma sala de cirurgia a fim de substituir um coração. Entretanto, quaisquer riscos que uma cirurgia desse porte pudesse trazer, tornavam-se minúsculos se comparados ao risco que eu corria até então. Foi como se um grande peso acabasse de ser magicamente tirado das minhas costas.

O peso de não saber se aguentaria esperar por muito mais tempo. Passada a euforia da notícia, e já em um momento solitário e calmo no leito em que eu aguardava a hora de ir para a sala de cirurgia, coloquei as mãos sobre o meu peito para uma conversa de agradecimento e despedida com aquele amigo que me levou firme até o seu limite. Ele batia devagar como de costume, mas fazia balançar meu peito. Era um gigante que há muito tempo estava gravemente doente, mas nunca desistiu de mim.

Rezei, refleti e expressei ali toda a gratidão que eu tinha por ele e por sua valentia que muitas vezes contrariava até as probabilidades. Naquele momento ficou claro que em breve o meu amigo poderia descansar, porém, sua função por aqui tinha sido cumprida com maestria. Agradeci pela vida boa que tivemos, agradeci pela sua força e persistência, mas agradeci também pelos ensinamentos que a nossa doença proporcionou-me.

Esta semana termina um ano bem difícil para todos nós. Ano que trouxe com ele muitas privações, muitas incertezas e muito medo. Penso que um dos ensinamentos mais importantes de 2020 foi o quanto nossas atitudes influenciam na vida dos outros e o quanto a atitude dos outros refletem também nas nossas vidas. Que aprendamos a ser mais responsáveis em nosso comportamento e que nossas atitudes visem o bem comum. Que aprendamos algo especial com este ano, seja qual for a sua interpretação dele.

Que 2021 venha com vacinas, curas, doações e muita saúde para o mundo todo. Que traga com ele nossa liberdade plena, nossa força total para buscarmos os nossos sonhos, nosso convívio frequente com quem amamos e nossos abraços.

Que ele devolva principalmente nossa alegria de viver cada momento. Desejo que 2021 seja um novo tempo pulsando dentro da gente. Doe órgãos e salve vidas.

soudoador #doeorgãos #salvevidas #avisesuafamilia #sejaumheroi #1salva8 #transplantecardiaco #transplantados #sus #sistemaunicodesaude #felizanonovo #feliz2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *