Sou Doador » Blog » A VACINA QUE SALVA VIDAS – Por Andrezza Lima

A VACINA QUE SALVA VIDAS – Por Andrezza Lima

Após quase um ano da pandemia que deixou o mundo de cabeça para baixo, impondo-nos momentos de reclusão, isolamento social, sentimentos diversos, reflexões e muitas incertezas, finalmente a notícia mais esperada chegou: JÁ TEMOS A VACINA contra o novo coronavírus (covid-19).

O inimigo, mesmo invisível, desafiou a todos, principalmente a nós, profissionais da saúde o tempo inteiro. Fez-nos questionar o inquestionável, ceifou vidas bem à nossa frente e instigou a ciência. Eram muitas as hesitações, foram muitas as tentativas de descobrir algo realmente preventivo, tratamento precoce, terapêutica avançada, mas nada era tão eficaz em deter o vírus quanto o distanciamento social, uso de máscaras e higiene das mãos, até que surgiu a VACINA contra esse vírus devastador.

A vacinação mundial iniciou-se no dia 08/12/20, na Inglaterra, enchendo o mundo inteiro de esperança: sim, há esperança. Entretanto, junto com a vacina, vieram outros e muitos questionamentos: Podemos confiar em uma vacina descoberta tão “rapidamente”? Qual a eficácia da vacina? Qual a melhor vacina?

Esses questionamentos vêm permeando os pensamentos de todos, inclusive de nós, profissionais da Saúde, mas a resposta é somente uma: SÓ A VACINA SALVA! Sim, a descoberta foi rápida porque o mundo inteiro estava voltado para esse fim. A vacina é segura, sim. A eficácia das vacinas disponíveis no Brasil, a Coronavac (Sinovac) é de 50,78% e a da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford (Astrazeneca) é de 73%. Isso significa que uma pessoa não vacinada tem mais que o dobro de chance de se contaminar com o novo coronavírus do que uma pessoa vacinada por qualquer uma dessas vacinas.

100% das pessoas vacinadas NÃO apresentaram sintomas graves nem precisaram de hospitalização. A vacina é segura, sim. E a melhor vacina é aquela que estiver disponível.

A VACINA SALVA VIDAS! Procure um profissional de saúde da sua confiança e tire todas as dúvidas. Ressaltamos que a vacinação é um ato de amor e respeito à sua vida e a do próximo.

Sou Enfermeira Perioperatória e robótica, Doadora de órgãos e tecidos (e minha família já sabe), trabalhei todos os intermináveis meses desse ano desafiador e estou aguardando, ansiosamente, a minha vez de acordo com o cronograma de prioridade da vacinação para ser imunizada.

Continuemos usando máscaras, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento social. Quando chegar a vez de se vacinar, VACINEM-SE. Salvem vidas e depois doem vida.

Fontes: Dados sobre eficácia das vacinas, Instituto Butantan e FioCruz.

vacinação #avacinachegou #coronavac #tomeavacina #soudoador #transplante #transplantados #sus #sistemaunicodesaude #institutobutantan #fiocruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *