Sou Doador » Blog » CUIDE DE SEUS RINS – DIA INTERNACIONAL DO RIM – Por Mariana Pires

CUIDE DE SEUS RINS – DIA INTERNACIONAL DO RIM – Por Mariana Pires

No dia 11 de março deste ano é comemorado o Dia Mundial do Rim! Essa comemoração se repete todos os anos na segunda quinta-feira de março! E por que essa data é tão importante? Você tem acompanhado a sua saúde renal? Sabe quais são as principais funções de nossos rins?

Vamos conversar um pouco sobre isso! Os nossos rins possuem várias funções, dentre elas: regular a pressão arterial, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, além de produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas.

A doença renal crônica (DRC) é uma doença silenciosa e bastante comum, cerca de 1/3 da população está sob risco, apesar de pouca divulgação e de ser desconhecida de muitos. Nos estágios iniciais da DRC, geralmente não há sintomas ou eles são poucos e inespecíficos. Por esse motivo, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente quando a função renal encontra-se já bastante comprometida, muitas vezes em estágio avançado, sendo necessário nesse caso o tratamento dialítico ou transplante renal.

Por isso a importância de intervenções preventivas para evitar o início e a progressão da doença renal. Estas são algumas das formas de prevenção da DRC: controlar a pressão arterial, controlar os níveis de glicose no sangue, realizar exames de sangue e urina e principalmente dosagem de creatinina, evitar medicamentos nefrotóxicos, controlar os valores do ácido úrico, evitar o tabagismo e a ingestão de bebidas alcóolicas, praticar uma alimentação saudável, beber no mínimo 2l de água por dia e também praticar atividades físicas.

Como podemos ver, não existe mágica nem receita milagrosa! A prevenção da doença renal passa obrigatoriamente pelo controle dos fatores de risco. Prevenção sempre será o melhor remédio!

Mariana Pires é transplantada renal há 2 anos e 3 meses.

diamundialdorim #drc #doençarenalcronica #soudoador #dororgãos #salvevidas #avisesuafamilia #transplante #transplanterenal #sus #sistemaunicodesaude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *