Sou Doador » Blog » DE ATLETA À ATLETA TRANSPLANTADA… E CAMPEÃ! – Por Paula Trottmann

DE ATLETA À ATLETA TRANSPLANTADA… E CAMPEÃ! – Por Paula Trottmann

Das incontáveis dúvidas que qualquer pessoa recém transplantada em razão de uma doença fulminante poderia ter, Janyne escolheu saber quando poderia voltar a praticar seus exercícios.

Não é por acaso que ela coleciona conquistas, medalhas e troféus: Janyne sempre foi atleta. A prática de atividades físicas sempre foi parte de sua vida, de sua história desde sua infância.

No basquete, encontrou seu lugar, sua identidade, sua paixão. Praticante também de crossfit, a vida a surpreendeu com uma inesperada e repentina hepatite medicamentosa fulminante, e, em junho de 2019, um transplante de fígado devolveu à jogadora a oportunidade de continuar sua vida e, claro, seus exercícios.

E imediatamente após a liberação da equipe médica, lá estava ela de volta às quadras e à academia, sem permitir que qualquer coisa a impedisse de fazer todas essas coisas que a deixam tão feliz e realizada.

Conquistas? Certamente essa atleta coleciona muitas. Após o transplante de fígado, recentemente tornou-se Campeã Brasileira de Basquete Master – na Categoria 30+, jogando com pessoas que nunca se submeteram a qualquer tipo de tratamento médico, especialmente um transplante de órgãos. Além da medalha de ouro, junto de sua equipe, ainda foi a 9ª maior pontuadora da competição e a 8ª cestinha de 3 pontos.

Sonhos realizados? Claro que sim! Também, em 2021, casou-se com seu namorado, exatamente 10 anos após se conhecerem, em uma celebração linda e cheia de amor, proporcionada pelo SIM que uma família disse à vida de Janyne e a outras pessoas, histórias e vidas.

Histórias como a de Janyne nos permitem vislumbrar que a doação de órgãos vai muito além de um tratamento de saúde. Doação de órgãos é vida, é saúde, é realização de sonhos. É vida que pulsa e segue!

Janyne Luna tem 32 anos, é servidora pública, atleta e transplantada de fígado há 2 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *